Advogados poderão despachar virtualmente com juízes e desembargadores
Medida foi aprovada pelo Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas

O Poder Judiciário de Alagoas vai implantar o despacho virtual, que possibilitará a advogados, defensores públicos, membros do Ministério Público e da Procuradoria-Geral do Estado terem mais contato com juízes e desembargadores nesse período de pandemia. A medida, aprovada durante sessão do Pleno nessa terça-feira (09), atende a pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL).
"Essa iniciativa é histórica. O advogado, defensor, procurador do Estado e integrantes do MP poderão agendar previamente com o magistrado e conversar virtualmente com ele, já que nesse momento de pandemia o contato não pode ser presencial", afirmou o presidente do TJAL, Tutmés Airan.
Segundo o desembargador, trata-se de um avanço que vai contribuir para a prestação jurisdicional em Alagoas. "Essas conversas são legítimas, um direito do advogado, e é bom para os magistrados porque, muitas vezes, a conversa revela mais do que o que está posto no papel. É algo mais esclarecedor. Acredito que para produzir uma Justiça melhor, mais humana, com olhar mais profundo sobre o processo, isso que aprovamos vai ser muito útil", destacou Tutmés Airan, ressaltando que esse modelo pode continuar após a pandemia. "A ideia é fazer com que isso seja um modo permanente de atuação".
Para o presidente da OAB Alagoas, Nivaldo Barbosa Júnior, a iniciativa é positiva. 'Desde o início do isolamento social, a advocacia tem solicitado meios para despachar com juízes e desembargadores. De pronto os tribunais disponibilizaram telefones que atendia parte do pleito. O despacho virtual é um passo importante para toda a advocacia e sociedade alagoana", disse. A resolução que trata da matéria deve ser publicada ainda nesta semana.
Veja também
Últimas notícias

Arapiraca promove mutirão com mais de 400 vagas de emprego nesta segunda (4)

Corpo de homem é encontrado enrolado em saco plástico em Marechal Deodoro

Chuva interrompe abastecimento de água em Jundiá neste sábado (2)

Ônibus com torcedores do Bahia tomba na BR-101 a caminho de jogo contra o Sport

Caso Kelly Kethelym: suspeita de envolvimento na morte de adolescente é presa no Sertão

Sindicatos denunciam caos no Hospital Veredas e convocam greve a partir desta segunda (4)
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
