Advogados poderão despachar virtualmente com juízes e desembargadores
Medida foi aprovada pelo Pleno do Tribunal de Justiça de Alagoas
O Poder Judiciário de Alagoas vai implantar o despacho virtual, que possibilitará a advogados, defensores públicos, membros do Ministério Público e da Procuradoria-Geral do Estado terem mais contato com juízes e desembargadores nesse período de pandemia. A medida, aprovada durante sessão do Pleno nessa terça-feira (09), atende a pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AL).
"Essa iniciativa é histórica. O advogado, defensor, procurador do Estado e integrantes do MP poderão agendar previamente com o magistrado e conversar virtualmente com ele, já que nesse momento de pandemia o contato não pode ser presencial", afirmou o presidente do TJAL, Tutmés Airan.
Segundo o desembargador, trata-se de um avanço que vai contribuir para a prestação jurisdicional em Alagoas. "Essas conversas são legítimas, um direito do advogado, e é bom para os magistrados porque, muitas vezes, a conversa revela mais do que o que está posto no papel. É algo mais esclarecedor. Acredito que para produzir uma Justiça melhor, mais humana, com olhar mais profundo sobre o processo, isso que aprovamos vai ser muito útil", destacou Tutmés Airan, ressaltando que esse modelo pode continuar após a pandemia. "A ideia é fazer com que isso seja um modo permanente de atuação".
Para o presidente da OAB Alagoas, Nivaldo Barbosa Júnior, a iniciativa é positiva. 'Desde o início do isolamento social, a advocacia tem solicitado meios para despachar com juízes e desembargadores. De pronto os tribunais disponibilizaram telefones que atendia parte do pleito. O despacho virtual é um passo importante para toda a advocacia e sociedade alagoana", disse. A resolução que trata da matéria deve ser publicada ainda nesta semana.
Veja também
Últimas notícias
Jovem é confundido com membro de facção e é assassinado em Maceió
Jovem trans desaparecida é encontrada morta em área de mata em Coqueiro Seco
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
