Covid-19: Prefeitura de Maceió estuda adequações em espaços públicos
Grupo de Trabalho vai estabelecer protocolos para retomada das atividades
A Prefeitura de Maceió, por meio do Gabinete de Governança (GGOV), tem pensado em cada detalhe que possa amenizar os impactos causados pelo novo coronavírus. Nesta sexta-feira (12), foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) a Portaria Nº 003, que institui o Grupo de Trabalho para Adequações nos espaços públicos durante e no pós-pandemia da Covid-19.
Pensando nos impactos econômicos e sociais causados pelo vírus, o objetivo do Grupo de Trabalho é promover estudos e projetos destinados à implantação de inovações urbanas nos espaços públicos, além de estabelecer os protocolos necessários para o apoio à retomada das atividades, obedecendo todas as medidas de segurança e bem estar dos cidadãos maceioenses.
Íria Almeida, Secretária de Governança, falou sobre a ideia da criação do Grupo de trabalho e como pode ser importante para a população de Maceió. “O espaço público voltou ao foco das discussões acerca da qualidade de vida urbana e, mais além, passou a ser ponto chave para contermos a disseminação do novo coronavírus e apoio à retomada segura da vida na cidade. A discussão e montagem de materiais acerca da matéria de forma multidisciplinar e rápida, por si só já é uma inovação. Esperamos chegar a bons resultados nos próximos dias”, explicou a secretária.
Composição
A Portaria n° 003, do Gabinete de Governança (GGov), publicada nesta sexta, segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). O Grupo de Trabalho é composto por representantes dos seguintes órgãos municipais: Gabinete de Governança (GGov); Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet); Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs); Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel); Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes); e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).
Competências do Grupo de Trabalho
O Grupo de Trabalho instituído tem as seguintes competências: sugerir diretrizes e estratégias das ações dos órgãos participantes, a partir da definição de eixos e objetivos prioritários; consolidar em documentos informações relativas aos estudos, projetos e protocolos adotados para a implantação de inovações urbanas nos espaços públicos, como apoio à retomada das atividades econômicas e sociais, durante e após a pandemia do novo coronavírus, de forma temporária ou definitiva; e propor e monitorar indicadores capazes de medir a evolução no alcance dos objetivos, para, caso haja necessidade, acionar gatilhos que superem esses indicadores.
Veja também
Últimas notícias
Hemoal leva equipe itinerante para captar sangue em Coruripe nesta quinta (16)
Leôncio, elefante-marinho morto em AL, é homenageado em mural do Biota
Hospital Regional de Palmeira dos Índios implanta especialidade em odontologia
Nascimento raro de 90 tartarugas-verdes é registrado no litoral de Alagoas
Fabio Costa reforça apoio a famílias de autistas e ultrapassa R$ 12 milhões em emendas destinadas
Alfredo Gaspar entrega relatório da CPMI do INSS ao STF com 216 indiciados
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
