Covid-19: Prefeitura de Maceió estuda adequações em espaços públicos
Grupo de Trabalho vai estabelecer protocolos para retomada das atividades
A Prefeitura de Maceió, por meio do Gabinete de Governança (GGOV), tem pensado em cada detalhe que possa amenizar os impactos causados pelo novo coronavírus. Nesta sexta-feira (12), foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) a Portaria Nº 003, que institui o Grupo de Trabalho para Adequações nos espaços públicos durante e no pós-pandemia da Covid-19.
Pensando nos impactos econômicos e sociais causados pelo vírus, o objetivo do Grupo de Trabalho é promover estudos e projetos destinados à implantação de inovações urbanas nos espaços públicos, além de estabelecer os protocolos necessários para o apoio à retomada das atividades, obedecendo todas as medidas de segurança e bem estar dos cidadãos maceioenses.
Íria Almeida, Secretária de Governança, falou sobre a ideia da criação do Grupo de trabalho e como pode ser importante para a população de Maceió. “O espaço público voltou ao foco das discussões acerca da qualidade de vida urbana e, mais além, passou a ser ponto chave para contermos a disseminação do novo coronavírus e apoio à retomada segura da vida na cidade. A discussão e montagem de materiais acerca da matéria de forma multidisciplinar e rápida, por si só já é uma inovação. Esperamos chegar a bons resultados nos próximos dias”, explicou a secretária.
Composição
A Portaria n° 003, do Gabinete de Governança (GGov), publicada nesta sexta, segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). O Grupo de Trabalho é composto por representantes dos seguintes órgãos municipais: Gabinete de Governança (GGov); Secretaria Municipal de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet); Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs); Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel); Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes); e Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT).
Competências do Grupo de Trabalho
O Grupo de Trabalho instituído tem as seguintes competências: sugerir diretrizes e estratégias das ações dos órgãos participantes, a partir da definição de eixos e objetivos prioritários; consolidar em documentos informações relativas aos estudos, projetos e protocolos adotados para a implantação de inovações urbanas nos espaços públicos, como apoio à retomada das atividades econômicas e sociais, durante e após a pandemia do novo coronavírus, de forma temporária ou definitiva; e propor e monitorar indicadores capazes de medir a evolução no alcance dos objetivos, para, caso haja necessidade, acionar gatilhos que superem esses indicadores.
Veja também
Últimas notícias
Influenciadora de Maceió diz ter perdido trabalho após apoiar Flávio Bolsonaro
Feira Grande realiza festividade do Dia das Crianças com diversão e muita animação
Moradores da Santa Amélia protestam contra falta e má qualidade da água da BRK
Leonardo Dias anuncia encontro de apoiadores com Carlos Bolsonaro em Maceió
Criança de dois anos é baleada dentro de casa durante ataque a tiros em Coruripe
Mulher é esfaqueada e agredida com madeira em Piranhas; marido é suspeito
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
