Governo apresenta Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2021
Peça traça metas e prioridades para a administração pública alagoana no ano que vem

A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) apresentou, em audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para o exercício financeiro de 2021. Em função da pandemia de coronavírus, o momento aconteceu nesta segunda-feira (15) por meio de videoconferência e foi transmitido pelas redes sociais da ALE.
Elaborada pela Superintendência de Orçamento Público (SOP) da Seplag, a LDO traça as metas e prioridades da administração pública para o ano a que faz referência e estabelece as diretrizes necessárias à preparação da Lei Orçamentária Anual (LOA).
“Algo que se destaca nesse projeto para 2021 é a destinação de um capítulo apenas para tratar das emendas impositivas, que podem ser colocadas pelos deputados na LOA e que são novidade para o Estado em função da mudança na Constituição, ocorrida por meio da EC n° 42/2019. Agora, todos os trâmites relacionados a elas estão sendo regulamentados por esse capítulo, que indica a forma como deverão ser propostas e executadas no exercício financeiro do ano que vem”, explicou o superintendente da SOP, Gustav Ives.
De acordo com o secretário do Planejamento e Gestão, Fabrício Marques Santos, a peça que foi entregue ao Executivo reflete as transformações do cenário político, econômico e social do Brasil e por isso leva em conta, também, a pandemia de coronavírus, estabelecendo mecanismos de contenção de despesas em virtude da piora da atividade econômica ocasionada pela situação.
“Estamos todos vivendo um momento delicado e que tem reconfigurado muitos dos padrões da gestão pública, afetando diariamente as nossas atividades. O PLOA é um instrumento muito importante nesse contexto por indicar as prioridades da administração pública e dar andamento ao trabalho do Estado com excelência. Ele norteia o fomento de políticas públicas e impacta na vida de todos os alagoanos, por isso é tão relevante um momento de debate como esse”, afirmou o titular da Seplag.
A partir de agora, o Estado aguarda a apreciação da peça orçamentária por parte dos parlamentares. A expectativa é que, em breve, a avaliação seja encaminhada ao Executivo para a continuidade dos trâmites legais.
Veja também
Últimas notícias

Parceria entre Sebrae e prefeitura de Penedo impulsiona desenvolvimento de pequenos negócios com a Casa do Empreendedor

Junqueiro celebra legado de Tarcísio de Jesus com estátua e evento cultural

Lei garante que Maceió participe da mobilização nacional do Agosto Dourado em defesa da amamentação

PF cumpre mandado contra Silas Malafaia no Galeão por suspeita de obstrução de Justiça ligada à tentativa de golpe

Bolsonaro e Eduardo são indiciados por obstrução à Justiça, diz PF

Unidade Especializada em Pré-Natal de Alto Risco realiza atividades do Agosto Dourado com gestantes
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
