Mais de 7 mil trabalhadores alagoanos perderam o emprego em abril
Maior parte dos postos de trabalho foram fechados nos setores de Serviço (2.021) e Comércio (1.608)
![Mais de 7 mil trabalhadores alagoanos perderam o emprego em abril](https://img.7segundos.com.br/PEcE_-5_ZxbfMsvmyt1GH3dNEj8=/1110x650/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/102113-naom_56d2c9804b2ef_jpg.jpeg)
Alagoas fechou 7.095 postos de trabalho somente em abril, sendo 3.608 deles na capital. De janeiro a abril, o Estado perdeu 26.979 postos. Os dados são do Ministério do Trabaho que após um período sem divulgar os números da dinâmica do mercado, voltou a anunciar os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). A pausa, que tinha ocorrido nos primeiros dias de isolamento social devido à pandemia do Covid 19 (coronavírus), foi encerrada recentemente e traz números desalentadores.
“O volume de desemprego gerado em abril praticamente responde por todo o quadrimestre. Em janeiro e fevereiro tivemos saldo positivo na geração de empregos e, com isso, de janeiro a março a capital havia perdido apenas 174 postos de trabalho. Porém, com a paralisação da maioria das atividades econômicas, o saldo de desemprego chegou a 3.608 somente em um mês”, reforça Felippe Rocha, assessor econômico da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL).
Os números de abril continuam a chamar atenção: dos 7.095 postos de trabalho fechados, 2.021 foram no setor de Serviços, com destaque para o segmento de alimentação (bares e restaurantes) e alojamento (pousadas, hotéis, pensões), que demitiram 1.116 colaboradores. O setor de Comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas tiveram um saldo negativo de 1.608 empregos.
De acordo com o economista, a perda dos postos de trabalho pode ser percebida observando-se a arrecadação do ICMS do Estado de Alagoas, a qual serve de proxy para o desempenho econômico. “Em termos gerais, comparando os cinco primeiros meses deste ano ante o mesmo período do ano passado, a arrecadação caiu 3,5%. Não estamos aqui interessados na emissão de NF-e, como tem sido divulgado no Balanço da Sefaz, o que nos interessa é a arrecadação de fato”, avalia Felippe.
Os dados do Caged foram divulgados no dia 29 de maio e confirmaram o que os setores temiam: desemprego em massa provocado pela pandemia. No Brasil, foram perdidos mais de 860 mil postos de trabalho em abril, destacando-se o setor de Serviços com a menos 362 mil empregos. Em seguida, o setor de Comércio e reparação de veículos automotores e motocicletas reduziram o volume de funcionários em 230 mil, no mesmo mês.
Os indicadores comprovam que, em todo o país, os setores que mais desempregaram foram Comércio e Serviços. Segundo o assessor econômico da Fecomércio, em Alagoas, se for analisada apenas a arrecadação tributária destes setores nos primeiros quatro meses de 2020, comparado a 2019, constata-se uma queda de 4,01%. “Se observarmos apenas o setor atacadista, a queda é de 10,96%; e, no varejista, queda de 17,31%. A arrecadação de ICMS do setor de serviços de comunicação caiu 7,58% e, no setor de transportes, a queda foi de 14,75%”, ressalta Felippe, acrescentando que os dados podem ser analisados no site da Confaz.
Para o presidente da Fecomércio, Gilton Lima, os números refletem o que o setor já vinha sentindo na prática. “Os empresários estão angustiados com a situação e buscam alternativas para a preservação de empregos, pois os colaboradores são essenciais para ao bom andamento das empresas. Mas como manter os empregos com as portas fechadas?”, questiona. “Compreendemos a importância das medidas de isolamento para resguardar as vidas e o setor se coloca à disposição para uma retomada responsável, com observância de todas as medidas sanitárias. Quanto mais demorar para acontecer, mais estes indicadores de desemprego aumentarão”, complementa.
Veja também
Últimas notícias
![Seduc divulga calendário de pagamento do Cartão Escola 10 para 2025](https://img.7segundos.com.br/VeTOIXA-OMAqQ2f4pjrPFhzuzWw=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/seduc-divulga-calendario-de-pagamento-do-cartao-escola-10-para-2025.jpg)
Seduc divulga calendário de pagamento do Cartão Escola 10 para 2025
![Prefeitura de Matriz de Camaragibe divulga programação do Carnaval do Jacaré](https://img.7segundos.com.br/iWz84F0nNEr2z1V_O7MeJMntRJM=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-02-21-at-090209.jpeg)
Prefeitura de Matriz de Camaragibe divulga programação do Carnaval do Jacaré
![Cerca de 400 pessoas são esperadas para a edição 2025 do Frevo da Carrocinha](https://img.7segundos.com.br/xaF-EN6iuKkiezk10VX7OHi-cEI=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-02-21-at-093141.jpeg)
Cerca de 400 pessoas são esperadas para a edição 2025 do Frevo da Carrocinha
![Marisqueiras afetadas por crime da Braskem pedem apoio do governo](https://img.7segundos.com.br/Ntb8oeWFm_MMG2xUqh46URZ6jj4=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/imagem-do-whatsapp-de-2023-12-01-as-164633-74a66f98.webp)
Marisqueiras afetadas por crime da Braskem pedem apoio do governo
![Neto, que matou a própria avó em São Miguel dos Campos, é condenado a 37 anos de prisão](https://img.7segundos.com.br/YFcOKYhVOttaKRFfAxk6z0H-IuU=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/98113-e2222034f112891b07c1ca45b9195be0_jpg.jpeg)
Neto, que matou a própria avó em São Miguel dos Campos, é condenado a 37 anos de prisão
![Deputado protocola projeto de lei que proíbe nudez e atos impróprios em instituições de ensino de AL](https://img.7segundos.com.br/UXSXoR1HHNlYmZLQ1oO18r6W7Jo=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-02-21-at-084114.jpeg)
Deputado protocola projeto de lei que proíbe nudez e atos impróprios em instituições de ensino de AL
Vídeos e noticias mais lidas
![Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação](https://img.7segundos.com.br/EEgO-6wgdI2ZG4JMJFGkYTc147o=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/fabiana-lira.jpg)
Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação
![12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira](https://img.7segundos.com.br/YpI4J0DJwxA3zJX4PC3Vx4-QjqM=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/bat0105.jpg)
12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira
![Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha](https://img.7segundos.com.br/ySGypThh0LL_3qDIPBlfJk2lFNU=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/morreu.png)
Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha
![Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia](https://img.7segundos.com.br/KSgc1gzrl2wSlVKGuXcANABKd08=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/casal-10.jpg)
Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
![Preso suspeito de assassinar filha de sargento militar de Arapiraca](https://img.7segundos.com.br/Ol7I2IuVuItxkb1EOFZv-MXaCKU=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/alfredo-2.png)