MP apura danos urbanísticos em bairros de Maceió afetados por mineração
Órgão quer buscar soluções arquitetônicas para restaurar espaços vazios

O promotor Jorge Dória, da 66ª Promotoria de Justiça da Capital, instaurou inquérito civil público para apurar a extensão dos danos urbanísticos provocados pelo afundamento do solo nos bairros do Pinheiro, Bebedouro, Mutange e Bom Parto. A devastação foi causada pelas supostas falhas no processo de extração de sal-gema da petroquímica Braskem S/A.
Na portaria publicada no Diário Oficial Eletrônico do Ministério Público desta sexta-feira (19), o promotor alega que por conta da extensão dos impactos destrutivos milhares de imóveis tiveram de ser, e ainda serão desocupados e demolidos, e os bairros esvaziados. E que tal alteração está “causando incalculável ofensa e prejuízo à ordem urbanística de toda cidade”.
O promotor determinou que seja medida a extensão dos danos urbanísticos causados pela extração mineral, além de buscar, junto a quem de direito, as adequadas soluções arquitetônicas quanto a destinação, restauração e/ou o aproveitamento dos citados espaços vazios deixados. Também será objetivo do Ministério Público apurar e, se for o caso, apontar as responsabilidades reparatórias pelos danos causados à ordem urbanística da capital alagoana.
O promotor salienta que o Estatuto da Cidade (Lei 10.257/2001) prevê que o objetivo da política urbana é, dentre outros, a garantia do direito a cidades sustentáveis, entendido como direito à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infraestrutura urbana, ao transporte e aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer, para as presentes e futuras gerações.
Veja também
Últimas notícias
Colisão envolvendo três carros provoca engarrafamento na AL-220, em Arapiraca

Jacaré encontrado próximo de residências é resgatado por moradores em Arapiraca

Corpos de líderes cristãos são encontrados em vala comum na Colômbia

Prefeitura de Pão de Açúcar retifica e prorroga edital de Concurso Público

Prefeito inicia comemoração do 78º aniversário de Junqueiro com corrida de rua

Alagoas possui 10 barragens com alto risco de acidente, afirma relatório da ANA
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
