MP apura danos urbanísticos em bairros de Maceió afetados por mineração
Órgão quer buscar soluções arquitetônicas para restaurar espaços vazios
O promotor Jorge Dória, da 66ª Promotoria de Justiça da Capital, instaurou inquérito civil público para apurar a extensão dos danos urbanísticos provocados pelo afundamento do solo nos bairros do Pinheiro, Bebedouro, Mutange e Bom Parto. A devastação foi causada pelas supostas falhas no processo de extração de sal-gema da petroquímica Braskem S/A.
Na portaria publicada no Diário Oficial Eletrônico do Ministério Público desta sexta-feira (19), o promotor alega que por conta da extensão dos impactos destrutivos milhares de imóveis tiveram de ser, e ainda serão desocupados e demolidos, e os bairros esvaziados. E que tal alteração está “causando incalculável ofensa e prejuízo à ordem urbanística de toda cidade”.
O promotor determinou que seja medida a extensão dos danos urbanísticos causados pela extração mineral, além de buscar, junto a quem de direito, as adequadas soluções arquitetônicas quanto a destinação, restauração e/ou o aproveitamento dos citados espaços vazios deixados. Também será objetivo do Ministério Público apurar e, se for o caso, apontar as responsabilidades reparatórias pelos danos causados à ordem urbanística da capital alagoana.
O promotor salienta que o Estatuto da Cidade (Lei 10.257/2001) prevê que o objetivo da política urbana é, dentre outros, a garantia do direito a cidades sustentáveis, entendido como direito à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental, à infraestrutura urbana, ao transporte e aos serviços públicos, ao trabalho e ao lazer, para as presentes e futuras gerações.
Veja também
Últimas notícias
Brota na Grota e Saúde da Gente Itinerante percorrem seis areninhas esta semana
Vítima aciona próprio resgate após helicóptero cair no interior de SP
Prefeito Rodrigo Cunha acompanha embarque de estudantes para intercâmbio na Inglaterra
Galba Novaes reforça presença nas ruas de Maceió durante Caravana neste domingo
Suspeito de invadir duas lojas de shopping em Maceió é preso
Davi Davino Filho propõe qualificação de jovens e expansão dos serviços de saúde no Sertão
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
