Maceió

Número de pessoas que morrem em casa dobra Maceió durante a pandemia

Os dados são do Portal da Transparência do Registro Civil

Por Marcos Filipe Sousa 19/06/2020 14h02
Número de pessoas que morrem em casa dobra Maceió durante a pandemia
Protocolo está sendo seguido para mortes em casa e sepultamentos - Foto: Secom Maceió

Desde que Alagoas registrou o primeiro caso de Covid-19, iniciando a pandemia no Estado, um dado está chamando a atenção, o número de pessoas que morreram em suas residências dobrou durante a pandemia.

Os dados são do Portal da Transparência do Registro Civil, que aponta no ano de 2019 entre os meses de março o óbito de 202 pessoas. No mesmo período deste ano, o número subiu para 424 mortes.

Desde o dia 30 de abril estão suspensas na capital a entrada de pessoas nos cemitérios públicos e privados da capital para a realização de visitas.

Ainda segundo o Decreto Municipal nº 8.869, de 22 de Abril de 2020, enquanto perdurar a situação de calamidade em saúde pública, a entrada nos cemitérios é restrita a 10 pessoas, no máximo, autorizadas para participar de velórios e enterros.

Os sepultamentos devem ter a duração máxima de uma hora, com o caixão fechado. Idosos com mais de 60 anos, pessoas com doenças crônicas e as suspeitas de ter contraído o novo coronavírus não devem comparecer ao cemitério.