MPE aciona Deic e cancela evento que reuniria cerca de 160 pessoas em Maceió
A festa que estava marcada para acontecer nesse sábado (20) contraria as medidas do decreto emergencial
Nesta sexta-feira (19). o Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE-AL) acionou a Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), da Polícia Civil, após receber denúncias através de sua ouvidoria de que uma suposta festa que reuniria cerca de 160 pessoas, seria realizada neste sábado (20), em Maceió. Tal evento, burla diretamente os decretos municipal e estadual que determinam medidas de enfrentamento à Covid-19 e o distanciamento social.
O evento, intitulado como “Corona na fogueira”, teve sua realização adiada e os organizadores intimados para prestar esclarecimentos na tarde de hoje . Até o momento três pessoas foram ouvidas e confirmaram a intenção de realizar a festa. Ambas foram advertidas pelo Ministério Público e pela Polícia Civil, se caso dessem continuidade ao encontro, seriam responsabilizadas criminalmente.
De acordo com a promotora Marluce Falcão, qualquer indivíduo que promova aglomeração e, por meio disso, permita a disseminação do novo coronavírus, pode ser enquadrado numa série de crimes previstos no Código Penal:
- Artigo 131: contaminar, propositalmente, outra pessoa com doença grave: pena de reclusão de um a quatro anos;
- Artigo 132: expor a vida ou a saúde de outra pessoa a perigo direto ou iminente: detenção de três meses a um ano, se o fato não constituir crime mais grave;
- Artigo 267: transmitir, propositalmente, vírus e bactérias: reclusão de 10 a 15 anos.;
- Artigo 268: descumprir decreto do governo estadual ou municipal: detenção de um mês a um ano, mais o pagamento de multa;
- Artigo 330: desobedecer ordem legal de funcionário público: detenção, de 15 dias a seis meses
O Ministério Público ainda chama atenção para o fato de que, caso haja a disseminação da Covid-19 e isso acarrete na morte de alguém, o responsável pelo contágio ou pela aglomeração pode ser condenado a uma pena de 30 anos.
Últimas notícias
Governador em exercício visita Campus IV da Uneal em São Miguel dos Campos
TRE/AL suspende retirada de cartazes e materiais de manifestação política na Ufal
Polícia apreende armas de fogo e munições no bairro Canafístula, em Arapiraca
Jovem morre após cair de moto e ser atingida por caminhão no São Jorge
Concurso da Saúde de Alagoas terá provas em 1º de novembro; veja horários
Arapiraca vai investir em motos para fiscais combaterem descarte irregular de lixo
Vídeos e noticias mais lidas
Merendeira é homenageada por equipe de escola em despedida
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
