Mundo

OMS alerta que o mundo entrou em uma fase perigosa da pandemia com o desconfinamento

OMS faz alerta para a nova fase do vírus, que ainda avança constantemente no mundo, principalmente na América Latina

Por AFP 19/06/2020 17h05
OMS alerta que o mundo entrou em uma fase perigosa da pandemia com o desconfinamento
Coronavírus - Foto: Reprodução

O mundo entrou em uma "fase perigosa" da pandemia de coronavírus com o desconfinamento, alertou nesta sexta-feira (19) a Organização Mundial da Saúde (OMS), devido ao vírus que circula em alta velocidade na América Latina.

"O mundo entrou em uma fase nova e perigosa. Muitas pessoas estão obviamente cansadas de ficar em casa. Os países estão ansiosos para reabrir sua sociedade e economia", declarou o chefe da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

O coronavírus avança constantemente e o número de mortos dobrou em um mês e meio. Desde que foi detectado na China em dezembro, infectou mais de 8,5 milhões de pessoas.

No Brasil, o vírus não dá trégua. O país, com 210 milhões de habitantes, é o segundo mais afetado pelo vírus depois dos Estados Unidos.

Um vírus europeu?

A China, que já havia recuperado alguma normalidade e onde o vírus parecia estar controlado, teme um novo surto da doença caso a pandemia continue a avançar na América.

As autoridades informaram hoje sobre 25 novos casos em Pequim, o que aumenta para 183 os casos nessa capital de 21 milhões de habitantes.

Esse novo surto forçou o governo comunista a impor o confinamento em vários bairros e a fazer testes de diagnóstico em milhares de habitantes.

"É possível que o vírus que recentemente gerou uma epidemia em Pequim tenha viajado de Wuhan para a Europa e agora retornado à China", estima Ben Cowling, professor do Centro de Saúde Pública da Universidade de Hong Kong.

Outro dado científico, desta vez da Itália, revelou hoje que o novo coronavírus já estava nas águas residuais de Milão e Turim (norte) em dezembro passado, dois meses antes do primeiro paciente de Covid-19 ser registrado oficialmente.

Na Europa, continente mais castigado pela pandemia com mais de 190.000 mortes, os 27 líderes da União Europeia (UE) chegaram a um acordo nesta sexta para uma nova reunião em julho, a fim de tentar superar suas diferenças sobre um plano bilionário contra a profunda recessão causada pela pandemia, diante de apelos para ajam rapidamente.

Fronteiras fechadas

Estados Unidos, país mais afetado pela pandemia com cerca de 120.000 mortos, registrou 687 óbitos nas últimas 24 horas, oitavo dia consecutivo com um saldo diário inferior a mil. 

O consultor médico da Casa Branca, Anthony Fauci, afirmou em entrevista que não é necessário ordenar mais fechamentos generalizados nos EUA, mas que a gestão deverá ter uma abordagem local. 

No entanto, apesar dos dados animadores, o país registra um aumento de casos em cerca de vinte estados e o foco da epidemia se deslocou de Nova York e do nordeste para o sul e o oeste.