Ministério Público de Contas rebate informações divulgadas pela AMA
O órgão de fiscalização classificou como “lamentavelmente”, a divulgação
O Ministério Público de Contas do Estado (MPC) rebateu as informações da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA) acerca de licitações e contratos nas cidades alagoanas com gastos ilegítimos em tempos de crise causada pela pandemia.
O órgão de fiscalização classificou como “lamentavelmente”, a afirmação da AMA e “que não corresponde à realidade e à verdade dos fatos”.
O MPC lembra que o Brasil declarou Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN) em 04 de fevereiro de 2020. A partir desses fatos, o MP de Contas elaborou pesquisa quanto às licitações e contratos realizados por alguns municípios alagoanos e constatou 20 despesas ilegítimas publicadas após fevereiro de 2020.
“Diferentemente do que alega a AMA, a grande maioria das licitações e contratos – ressalte-se, com gastos ilegítimos e não prioritários – foram efetivados após a chegada e o reconhecimento da pandemia no Brasil”, traz a resposta do órgão.
O MPC ainda afirma que em relação aos shows e eventos artísticos, a declaração da AMA de que foram realizados no carnaval igualmente não procede, já que os contratos foram publicados posteriormente às festividades.
A resposta é assinada pelo Procurador-Geral do MPC, Gustavo Henrique Albuquerque Santos, e pelo procurador 3ª Procuradoria de Contas, Rafael Rodrigues de Alcântara, com anexos das listas das prefeituras e links para acesso às informações.
A AMA emitiu na manhã desta sexta-feira (19) uma nota classificando como “equivocada” as informações e que de acordo com os prefeitos citados e consultando seus respectivos portais de transparência, a AMA constatou que a maioria dos procedimentos licitatórios e contratações públicas em questão dizem respeito a objetos que possuem recursos vinculados a convênios junto ao Governo Federal, originados e assinados anteriormente ao período da pandemia.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
