Geral

É falso que Nobel de Medicina disse que coronavírus foi criado em laboratório

Cientista lamenta disseminação de notícias falsas

Por Agência Alagoas 22/06/2020 08h08
É falso que Nobel de Medicina disse que coronavírus foi criado em laboratório
Informação que circula nas redes sociais é falsa - Foto: Agência Alagoas

Circula em grupos de WhatsApp a informação falsa de que o cientista e professor japonês de fisiologia e medicina Tasuku Honjo, Nobel de Medicina em 2018, afirmou que o vírus causador da Covid-19, o SARS-CoV-2, não é natural e foi criado em laboratório.

“Se o SARS-CoV-2 fosse natural, só teria afetado países com a mesma temperatura que a China. Em vez disso, ele se espalha para um país como a Suíça da mesma forma que se espalha para áreas desérticas, enquanto que, se fosse natural, teria se espalhado bem em locais frios, mas teria morrido em locais quentes”, diz a mensagem.

O conteúdo falso, que já foi espalhado em outros países e estados, também afirma que o cientista atua há quatro anos em Wuhan, China, local em que apareceram os primeiros casos de coronavírus. No entanto, no currículo de Honjo consta que trabalha atualmente apenas na Universidade de Kyoto, no Japão.

A Universidade de Kyoto e o cientista desmentiram o conteúdo disseminado por meio de nota, reforçando que é triste deixar de concentrar esforços no combate ao coronavírus para desmentir mensagens falsas.

“Nesse estágio, quando todas as nossas energias são necessárias para tratar os doentes, impedir a propagação da tristeza e planejar um novo começo, a transmissão de alegações infundadas sobre as origens da doença é perigosamente perturbadora”.