Visa de Maceió orienta sobre decreto e alimentos na época junina
Orientações podem ser consultadas no perfil da Visa de Maceió no Instagram, o @vigilanciasanitariademaceio

Como parte das ações definidas pela Prefeitura de Maceió para a contenção do avanço da Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem trabalhado, através da Vigilância Sanitária do município, para reforçar uma série de orientações preventivas junto à população.
Em especial neste mês de festas juninas, tão significativo para a cultura nordestina, a Visa de Maceió faz um alerta específico para as determinações do Decreto Municipal nº 8.883/2020 – publicado no Diário Oficial do Município do dia 15/05 – que proibiu, durante todo o período em que perdurar a situação de pandemia, a comercialização e queima de fogos de artifício em todo território municipal, assim como a queima de fogueiras, costumes tradicionais durante o mês de junho.
“A medida se faz necessária para evitar que a fumaça da queima dos fogos e fogueiras não agravem a situação de pacientes afetados pela Covid-19, levando-os a buscar o atendimento especializado das unidades hospitalares”, ressalta a médica veterinária Adriana Guimarães, que é uma das coordenadoras do Programa Cidadão Vigilante na Visa de Maceió.
Para disciplinar medidas adicionais e temporárias como esta, a Prefeitura de Maceió levou em conta inúmeros fatores. Baseada nas próprias medidas preventivas adotadas para este momento de pandemia, a definição contida no Decreto Municipal busca evitar a superlotação das instituições hospitalares públicas e privadas; a possibilidade de intoxicação por fumaça e acidentes causados por fogo; e também as naturais aglomerações em torno de celebrações em espaços públicos e privados.
A Visa Municipal reforça a iniciativa e faz o chamamento para que todos estejam atentos para esse risco e informa que, caso constatem o descumprimento do Decreto em qualquer área da cidade, que acionem a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) – por meio do telefone 3312-5277, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h – para que suas equipes de fiscalização possam atuar no local.
Alimentos – Se em Maceió as festas juninas não poderão contar com os tradicionais fogos e fogueiras que aquecem as noites frias do mês de junho, as comidas típicas farão a festa das famílias nos quatro cantos da cidade. Mas, também nesse quesito, a Visa Municipal dá, abaixo, todas as dicas para curtir a festa – cada um na sua casa – sem riscos à saúde.
Essas e outras dicas e orientações podem ser consultadas no perfil da Visa de Maceió no Instagram (@vigilanciasanitariademaceio).
Veja também
Últimas notícias
Homem é esfaqueado em rua do bairro Bom Sucesso, em Arapiraca

Prefeita Tia Júlia prestigia posse do secretário de Estado Júlio Cezar
MVV aumenta área de reserva preservada de caatinga para 770 campos de futebol
Operação em sucatas recupera quase 600kg de cabos de uso exclusivo da Equatorial em Arapiraca e Maceió
MST mantém ocupação de fazenda no Agreste de Alagoas

Casal de brasileiros posta vídeo sobre transtornos causados por apagão na Espanha
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
