Plano de Qualificação idealizado por Marx Beltrão no Mtur é adotado e posto em prática na gestão Bolsonaro
Deputado é o coordenador da bancada alagoana no Congresso Nacional
Mais um excelente projeto idealizado na gestão do deputado federal Marx Beltrão (PSD) enquanto Ministro do Turismo (Mtur) vai ser adotado pelo governo federal. O deputado alagoano esteve à frente do Ministério entre 2016 e 2018 e como um dos seus legados deixou pronto o Plano Nacional de Qualificação no Turismo (PNQT). Agora, atestando a qualidade e a necessidade de se implementar esta ação, o Mtur decidiu colocar o Plano em prática.
“A meta é ousada e fundamental: criar cursos para a qualificação do trade turístico, de acordo com a demanda do setor, qualificando todos os que integram este segmento tão importante. Para mim é muito gratificante ver que a atual gestão do Mtur decidiu avançar com esta iniciativa pensada e planejada por nossa equipe há quase 2 anos. Iniciativa esta essencial para que tenhamos uma atividade econômica turística cada vez mais forte, gerando cada vez mais empregos”, destacou Marx Beltrão nesta segunda-feira (22).
De olho na retomada das atividades após a crise do novo coronavírus, o Mtur contratou a Universidade de Brasília (UnB) para planejar a implantação do PNQT. O Plano traz diretrizes direcionadas a melhorar a qualidade dos serviços de turismo no país, qualificando trabalhadores, empreendedores e gestores. Com isso, o MTur quer movimentar o setor e gerar empregos. A projeção traçada no lançamento do plano era de ampliar de 7 para 9 milhões os empregos no setor do turismo no Brasil, ofertando 30 cursos focados no desenvolvimento do trade em todo o país.
Marx Beltrão vem se destacando em Brasília como defensor do turismo e da sua importância para a economia nacional. No Congresso Nacional o deputado é vice-presidente da Frentur (Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo, Brasília) e foi um dos proponentes, diante da pandemia do coronovírus, do PL que cria o Programa de Apoio Emergencial ao Setor do Turismo nos Municípios no âmbito da emergência de saúde pública relacionada à Covid-19. O Projeto de Lei tem previsão de investimentos de R$ 2,5 bilhões no segmento turístico.