Covid: SMS registra queda de atendimento nas unidades sentinelas
Entre a 3ª e 4ª semana de junho, o atendimento caiu 31,7%
Voltadas para o acompanhamento e tratamento de pacientes com sintomas leves de síndrome gripal, as quatro unidades sentinelas de Maceió registraram uma queda de 31,7% no número de atendimentos, na última semana do mês de junho.
Localizadas no Graciliano Ramos, Santa Amélia, Novo Mundo e Jacarecica, as quatro Unidades de Referência em Síndrome Gripal realizaram 2.215 atendimentos, na 3ª semana do mês de junho. Já na quarta semana deste mês, o número caiu para 1.513. Das quatro unidades, a de Jacarecica foi a que apresentou maior queda no número de atendimentos, saindo de 599 na 3ª semana, para 256 na 4ª, o que representa uma queda de 57,3%.
Para o secretário municipal de Saúde, José Thomaz Nonô, os dados são positivos, mas ainda é necessário seguir as medidas de prevenção e distanciamento social. “Nós estamos observando essa tendência de queda no número de atendimentos, mas ainda não é momento de comemorar. Precisamos continuar nos cuidando. Para isso, nossos profissionais e unidades estão capacitados e prontos para receber os usuários nos primeiros sintomas da doença”, reforça.
As unidades
As primeiras unidades, inauguradas no início de maio, foram a Jorge Duarte Quintella (Graciliano Ramos) e Walter de Moura Lima (Santa Amélia). Em seguida, foi inaugurado o serviço na unidade do Novo Mundo e, por fim, na unidade Maria Conceição Fonseca Paranhos (Jacarecica). No total, as quatro URSG já registraram mais de 16 mil atendimentos.
As unidades funcionam todos os dias, das 7h às 19h, e contam com salas de triagem, atendimento médico, observação, de procedimentos e medicação, farmácia, testagem e coleta, além de realizar encaminhamentos para a realização de exames de Raio X, Eletrocardiograma e Tomografia. Há ainda uma sala para a equipe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), que controla as notificação de casos da Covid-19.
Veja também
Últimas notícias
Hemoal leva equipe itinerante para captar sangue em Coruripe nesta quinta (16)
Leôncio, elefante-marinho morto em AL, é homenageado em mural do Biota
Hospital Regional de Palmeira dos Índios implanta especialidade em odontologia
Nascimento raro de 90 tartarugas-verdes é registrado no litoral de Alagoas
Fabio Costa reforça apoio a famílias de autistas e ultrapassa R$ 12 milhões em emendas destinadas
Alfredo Gaspar entrega relatório da CPMI do INSS ao STF com 216 indiciados
Vídeos e noticias mais lidas
Mistério em Arapiraca: saiba quem era o empresário morto a tiros em condomínio
Cunhado de vereador é encontrado morto a tiros dentro de condomínio em Arapiraca
Creche em Arapiraca homenageia Helena Tereza dos Santos, matriarca do Grupo Coringa
Ciclista morre após ser atingida por carro e ser atropelada por caminhão em Arapiraca
