ONU critica negacionismo do Brasil durante pandemia de Covid-19
Negacionismo do governo brasileiro pode ampliar ainda mais a crise sanitária
A alta comissária das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Michelle Bachelet, afirmou nesta terça-feira (30) que o negacionismo de países como o Brasil durante a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) pode ampliar ainda mais a crise sanitária.
Ao falar sobre bons exemplos na gestão da pandemia, como no caso da Coreia do Sul, durante a 44ª sessão do Conselho dos Direitos Humanos da ONU, a chilena ressaltou preocupação com aquelas nações em que a situação é contrária, como "em Belarus, Brasil, Burundi, Nicarágua, Tanzânia e Estados Unidos".
"Eu estou preocupada com as declarações que negam a realidade do contágio viral, e a crescente polarização em problemas-chave pode intensificar severamente a pandemia, minando os esforços para o controle da curva de contaminação", disse a alta comissária aos presentes.
Nesses países, os presidentes ou chefes de governo vem minimizando a doença e focando apenas nas crises econômicas causadas pelo vírus. No caso de EUA e Brasil, a situação é ainda mais grave, já que as nações comandadas por Donald Trump e Jair Bolsonaro são as que mais registram casos da Covid-19 e mortes pela doença.
Bachelet ainda alertou para além da crise sanitária, reafirmando o que falou semanas atrás, de que em alguns países, a pandemia foi usada para aplicar "severas restrições da liberdade de expressão", como nos casos da China, Rússia, Nicarágua e Kosovo.
Segundo dados do Centro Universitário Johns Hopkins, o mundo já contabiliza mais de 10,3 milhões de contaminações por Covid-19 e 506.827 óbitos.
Os EUA ultrapassaram a barreira das 2,6 milhões de infecções, seguidos pelo Brasil (1,3 milhão) e Rússia (646.929). Nos óbitos, os norte-americanos registram 126.360, seguidos pelo Brasil (58.314) e Reino Unido (43.815). (ANSA)
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
