Reabertura das atividades em Alagoas começará por Maceió
Capital passa para a bandeira laranja a partir da próxima sexta-feira (3)
O início da reabertura das atividades econômicas em Alagoas irá iniciar pela capital. O anúncio foi realizado pelo governador do Estado, Renan Filho (MDB), durante coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (30).
O novo decreto que entra em vigor nesta quarta-feira (1°) prorroga por mais 15 dias no interior do Estado as medidas de isolamento, onde os casos estão ainda em crescimento. Já Maceió, a partir do dia 3, a cidade passa da bandeira vermelha para a bandeira laranja, classificada como “risco moderado alto”.
A principal mudança é que lojas de comércio com até 400 metros quadrados, salões de beleza e barbearias, além de igrejas e templos poderão abrir com até 30% de sua capacidade. Galerias e shoppings permanecem fechados até a próxima fase, assim omo bares, restaurantes e o transporte intermunicipal.
Os setores que poderão abrir devem manter o protocolo sanitário como a obrigatoriedade das máscaras, distanciamento e a disponibilidade de álcool em gel.
“Verificamos na capital a queda pela procura de atendimento, uma diminuição no número de mortes, no interior estamos vendo o inverso”, destacou o governador.
A decisão foi justificada pelo secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques, que apresentou a matriz de risco do Estado que levou em conta a ocupação de leitos, número de infectados, óbitos e demanda de atendimento.
O secretário de saúde, Alexandre Ayres, ressaltou a importância da conscientização dos alagoanos, principalmente dos maceioenses para essa transição. “Nossa responsabilidade vai ser ainda maior, onde o cidadão deve evitar as aglomerações e usar máscaras, para que a gente tenha condições de viver esse novo momento”.
Renan Filho não descartou a possibilidade de restringir novamente a circulação de pessoas, caso ocorra um novo aumento das taxas de contaminados e óbitos. “Estamos observando tudo isso, e caso ocorra um aumento, podemos voltar, como está ocorrendo em outros estados. Por isso, estamos indo devagar e em passos prudentes para não precisar retroceder”, disse o chefe do Executivo estadual.
Fábio Farias, secretário de Gabinete Civil, foi a ponte entre a Saúde e os setores da economia e informou que os empresários também serão cobrados pelas suas responsabilidades. “Eles devem seguir os protocolos sanitários estabelecidos”.
O decreto estadual na capital entra em vigor apenas na sexta-feira (3) devido ao decreto municipal que estende as medidas de isolamento social até o dia 2.
Veja também
Últimas notícias
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Deputada Gabi Gonçalves realiza edição especial do Gabi Para Baixinhos no Vila Trampolim
Polícia Civil cumpre mandado de prisão por estupro e lesão corporal em Barra de Santo Antônio
Sine Jaraguá vai suspender atendimento ao público para mudança de prédio
PMAL e órgãos ambientais deflagram ações integradas para proteção do meio ambiente
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
