Reabertura das atividades em Alagoas começará por Maceió
Capital passa para a bandeira laranja a partir da próxima sexta-feira (3)
O início da reabertura das atividades econômicas em Alagoas irá iniciar pela capital. O anúncio foi realizado pelo governador do Estado, Renan Filho (MDB), durante coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (30).
O novo decreto que entra em vigor nesta quarta-feira (1°) prorroga por mais 15 dias no interior do Estado as medidas de isolamento, onde os casos estão ainda em crescimento. Já Maceió, a partir do dia 3, a cidade passa da bandeira vermelha para a bandeira laranja, classificada como “risco moderado alto”.
A principal mudança é que lojas de comércio com até 400 metros quadrados, salões de beleza e barbearias, além de igrejas e templos poderão abrir com até 30% de sua capacidade. Galerias e shoppings permanecem fechados até a próxima fase, assim omo bares, restaurantes e o transporte intermunicipal.
Os setores que poderão abrir devem manter o protocolo sanitário como a obrigatoriedade das máscaras, distanciamento e a disponibilidade de álcool em gel.
“Verificamos na capital a queda pela procura de atendimento, uma diminuição no número de mortes, no interior estamos vendo o inverso”, destacou o governador.
A decisão foi justificada pelo secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques, que apresentou a matriz de risco do Estado que levou em conta a ocupação de leitos, número de infectados, óbitos e demanda de atendimento.
O secretário de saúde, Alexandre Ayres, ressaltou a importância da conscientização dos alagoanos, principalmente dos maceioenses para essa transição. “Nossa responsabilidade vai ser ainda maior, onde o cidadão deve evitar as aglomerações e usar máscaras, para que a gente tenha condições de viver esse novo momento”.
Renan Filho não descartou a possibilidade de restringir novamente a circulação de pessoas, caso ocorra um novo aumento das taxas de contaminados e óbitos. “Estamos observando tudo isso, e caso ocorra um aumento, podemos voltar, como está ocorrendo em outros estados. Por isso, estamos indo devagar e em passos prudentes para não precisar retroceder”, disse o chefe do Executivo estadual.
Fábio Farias, secretário de Gabinete Civil, foi a ponte entre a Saúde e os setores da economia e informou que os empresários também serão cobrados pelas suas responsabilidades. “Eles devem seguir os protocolos sanitários estabelecidos”.
O decreto estadual na capital entra em vigor apenas na sexta-feira (3) devido ao decreto municipal que estende as medidas de isolamento social até o dia 2.
Veja também
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
