Reabertura das atividades em Alagoas começará por Maceió
Capital passa para a bandeira laranja a partir da próxima sexta-feira (3)

O início da reabertura das atividades econômicas em Alagoas irá iniciar pela capital. O anúncio foi realizado pelo governador do Estado, Renan Filho (MDB), durante coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (30).
O novo decreto que entra em vigor nesta quarta-feira (1°) prorroga por mais 15 dias no interior do Estado as medidas de isolamento, onde os casos estão ainda em crescimento. Já Maceió, a partir do dia 3, a cidade passa da bandeira vermelha para a bandeira laranja, classificada como “risco moderado alto”.
A principal mudança é que lojas de comércio com até 400 metros quadrados, salões de beleza e barbearias, além de igrejas e templos poderão abrir com até 30% de sua capacidade. Galerias e shoppings permanecem fechados até a próxima fase, assim omo bares, restaurantes e o transporte intermunicipal.
Os setores que poderão abrir devem manter o protocolo sanitário como a obrigatoriedade das máscaras, distanciamento e a disponibilidade de álcool em gel.
“Verificamos na capital a queda pela procura de atendimento, uma diminuição no número de mortes, no interior estamos vendo o inverso”, destacou o governador.
A decisão foi justificada pelo secretário de Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques, que apresentou a matriz de risco do Estado que levou em conta a ocupação de leitos, número de infectados, óbitos e demanda de atendimento.
O secretário de saúde, Alexandre Ayres, ressaltou a importância da conscientização dos alagoanos, principalmente dos maceioenses para essa transição. “Nossa responsabilidade vai ser ainda maior, onde o cidadão deve evitar as aglomerações e usar máscaras, para que a gente tenha condições de viver esse novo momento”.
Renan Filho não descartou a possibilidade de restringir novamente a circulação de pessoas, caso ocorra um novo aumento das taxas de contaminados e óbitos. “Estamos observando tudo isso, e caso ocorra um aumento, podemos voltar, como está ocorrendo em outros estados. Por isso, estamos indo devagar e em passos prudentes para não precisar retroceder”, disse o chefe do Executivo estadual.
Fábio Farias, secretário de Gabinete Civil, foi a ponte entre a Saúde e os setores da economia e informou que os empresários também serão cobrados pelas suas responsabilidades. “Eles devem seguir os protocolos sanitários estabelecidos”.
O decreto estadual na capital entra em vigor apenas na sexta-feira (3) devido ao decreto municipal que estende as medidas de isolamento social até o dia 2.
Veja também
Últimas notícias

Criança de três anos é encontrada sozinha durante a madrugada em Girau do Ponciano

Homem supostamente soterrado é procurado por 12 horas enquanto estava em uma festa

Barreira desliza após chuvas e atinge quintal de casa em Maragogi

Árvore tomba em canteiro central da AL-104; trânsito fica parcialmente obstruído

Morre neste domingo fundador e diretor da Escola Alternativa José Carmino Filho

Wesley Safadão realiza live de São João em Alagoas com Elba Ramalho, quadrilha e coco de roda
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
