Semtel e Azul Viagens realizam capacitação para mais de 100 agentes
Ação faz parte das atividades para retomada do turismo no pós-pandemia
A Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer (Semtel) realizou, nessa segunda-feira (29), uma capacitação online para cerca de 100 agentes de viagens de várias partes do Brasil. A ação, promovida em parceira com a operadora Azul Viagens, uma das principais parceiras comerciais do Destino Maceió, faz parte da agenda de ações promocionais para divulgação dos atrativos da capital alagoana e recuperação do setor turístico pós-pandemia.
O encontro virtual mediado pelo representante da Azul Viagens, Ryan Gomes, contou com o apoio da empresa Luck Receptivo e da Rede Tropicalis de hotéis e serviu para apresentar os principais atrativos do destino, além do protocolo de medidas a serem adotadas pelos principais setores de serviços turísticos de Maceió ao longo do processo de retomada na capital alagoana.
Segundo o gestor da Semtel, Jair Galvão, que participou do treinamento online, o objetivo da ação é gerar expectativa de vendas junto a uma das principais operadoras de viagens do País ao atualizar os agentes sobre os atrativos e as principais medidas de segurança adotadas na capital após o período de isolamento social.
“A Azul Viagens é, atualmente, uma das operadoras mais importantes para Maceió, e parceira essencial para retomada da ocupação e indicadores de demanda para o destino. Com a conclusão e adoção do Protocolo Experimente Maceió estamos em busca de ampliar nossas ações com parceiros comerciais e agentes de viagens que possam contribuir diretamente no processo gradual de retomada do turismo na cidade”, apontou.
Ao longo das últimas semanas, a Semtel tem intensificado ações promocionais em parcerias com operadores e agentes de viagens por meio de capacitações voltadas a alguns dos principais mercados emissores para Maceió. A intenção principal é atualizar parceiros sobre as ações promocionais e de segurança sanitária, como a elaboração de um protocolo próprio, que elevará a competitividade do destino frente a outras cidades brasileiras.
Azul da Cor do Mar de Alagoas
Uma das principais ações promocionais realizadas entre a Prefeitura de Maceió em parceria com a Azul Viagens é a campanha Azul da Cor do Mar de Alagoas, que conta com demais parceiros, e em 2019 apresentou como resultado um crescimento de 43% entre março e setembro, meses em que foram realizadas as ações, em relação ao mesmo período no ano anterior.
Realizada ao longo de cerca de seis meses, a campanha é uma importante ferramenta para fortalecer a divulgação dos atrativos de Maceió e aproximar os agentes de uma das mais importantes operadoras brasileiras dos novos produtos do destino. Ao final da campanha, a Azul Viagens elege 15 agentes finalistas e premia os profissionais que mais venderam pacotes para destinos alagoanos.
Os finalistas ganham uma viagem com direito a um acompanhante para conhecer de perto os atrativos locais e têm a oportunidade de visitar alguns dos principais destinos alagoanos, em um famtour. Um investimento na qualificação desses agentes, que desse modo passam a ter mais propriedade e estímulo para vender os destinos.
O encerramento da ação promocional é apresentado em um jantar onde os agentes os três primeiros colocados são anunciados e premiados como reconhecimento pelas vendas realizadas para o Destino Alagoas.
Somente em 2019, a campanha Azul da Cor do Mar de Alagoas percorreu 12 cidades brasileiras e capacitou mais de mil agentes de viagem. O resultado foi a liderança do destino Maceió no ranking de vendas da operadora, desbancando um histórico concorrente da capital alagoana, Porto Seguro.