Procon inicia fiscalização após ANS decidir pela cobertura de exames sorológicos
Consumidores adquiriram o direito de realizar o exame que confirma o coronavírus nas empresas de saúde que são credenciados

O Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor de Alagoas (Procon) iniciou, nesta quarta-feira (01), ações de fiscalização para proibir práticas irregulares de empresas ligadas a área da saúde que atuam no estado, com o intuito de fazer cumprir a Resolução Normativa 458 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que estabeleceu que os testes para confirmação de infecção do coronavírus, incluindo exames laboratoriais, são obrigatórios e devem estar disponíveis para casos suspeitos.
Fiscais do Procon irão atuar inicialmente com orientações, mas caso não haja cumprimento das normas, haverá autuações. Na prática, a equipe explica a resolução e se coloca à disposição para qualquer problema, dificuldades ou sugestões. O Instituto orienta que os consumidores registrem suas reclamações através dos canais de atendimento, seja por meio do 151, de mensagens no WhatsApp (9 8876-8297), pelo site ou nas redes sociais.
“É muito importante a comunidade saber os seus direitos. Então, vamos divulgar todas as orientações possíveis, tanto para os consumidores como para os fornecedores. Caso não haja o devido cumprimento da Resolução, não vai restar outra alternativa do que aplicar as penalidades nas empresas que prestam os serviços de saúde. Como a intenção maior é manter a harmonia entre os consumidores e fornecedores, iremos, neste primeiro momento, fazer fiscalizações orientativas em que as empresas receberão cópia da Resolução n. 458", explica Daniel Sampaio, diretor-presidente do Procon Alagoas.
Ele informa que consumidores já se queixaram no Procon de Alagoas por terem seus direitos negados ao tentar realizar o exame, e que, de fato, alguns planos dificultam acesso aos testes do vírus, sendo assim, o aconselhado é não hesitar em procurar a ajuda do órgão e também acionar a ANS.
Lembrando: os exames são obrigatórios para situações no qual existem indicações médicas, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde (MS), para o atendimento dos pacientes com suspeita do coronavírus, de acordo com a agência.
Últimas notícias

Prefeita Tia Júlia recebe alta hospitalar em Palmeira dos Índios

Operação integrada fiscaliza embarcações no litoral de Maragogi

Vacinação contra gripe Influenza começa no dia 07 de abril em Penedo

Prefeitura de Palmeira lança edição 2025 do Programa Mais Água Agricultor nesta terça-feira (01)

Taxa de Incêndio do Corpo de Bombeiros é declarada constitucional pelo Supremo Tribunal Federal

1ª Copa Arapiraquense de Vôlei será realizada neste final de semana no Clube do Servidor
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
