Presidente das Filipinas diz que país 'estaria na merda' se seguisse Brasil
Para o polêmico líder filipino, seu país é "pobre" e não poderia arcar com uma reabertura em meio a alta de novos casos da doença
O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, deu uma entrevista nesta quinta-feira (09) em que afirmou que seu país "estaria em uma grande merda" se seguisse os Estados Unidos e o Brasil na gestão da pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2).
Para o polêmico líder filipino, seu país é "pobre" e não poderia arcar com uma reabertura em meio a alta de novos casos da doença, como fazem Donald Trump e Jair Bolsonaro.
"Nos EUA e no Brasil, os presidentes são corajosos. Bolsonaro tem dinheiro, ele é tipo o Trump, com a atitude 'que o diabo os carregue'. Nós somos pobres. Não podemos permitir um pandemônio total. Se nós seguíssemos os exemplos de outros países, reabrir toda a economia e milhares e milhares de novos casos acontecessem, nós estaríamos em uma grande merda", disse Duterte conforme o portal "Vice".
Segundo o presidente, a coisa mais importante é que as Filipinas "não têm dinheiro suficiente para lidar com a pandemia" e que é necessário ser bem preciso ao reabrir toda a economia. "Agora, o que realmente aconteceu nesses países [Brasil e EUA] é que eles abriram as suas economias para que o dinheiro chegasse aos cofres do governo e tiveram um pico [de casos]. Eles enfrentam problemas com recaídas", afirmou ainda segundo o portal.
Duterte é normalmente comparado com Trump e Bolsonaro por ser um representante da extrema-direita, com posições bastante polêmicas em diversos campos. Na pandemia, por exemplo, ele impôs uma dura quarentena com a prisão de quem fosse flagrado furando o isolamento social.
Até a manhã desta sexta-feira (10), as Filipinas registram 52.914 casos de Covid-19 e 1.360 mortes, conforme dados do Centro Universitário Johns Hopkins. (ANSA).
Veja também
Últimas notícias
IPTU 2026: Sétima parcela vence na quarta-feira (30); saiba como emitir a guia
Ministro destaca que Daniel foi um dos principais articuladores do VLT de Arapiraca
Área Social do Clube do Servidor será aberta apenas no domingo (27), em Arapiraca
Projeto Poste Limpo já retirou mais de 300 toneladas de fiação em 18 bairros de Maceió
Dois réus são condenados por mortes de pescador e adolescente em Maceió
Vizinho ouve pedidos de socorro e homem é preso por violência doméstica em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Confira o que abre e fecha em Alagoas no feriado desta quarta-feira (16)
