Maceió passa para a fase amarela e região metropolitana para laranja
Governador detalhou quais as cidades avançam na reabertura das atividades
A queda de óbitos de Covid-19 em Maceió e nas cidades da região metropolitana fez o Governo do Estado decidir avançar na reabertura das atividades econômicas. Os detalhes foram dados em coletiva de imprensa na noite desta terça-feira (14).
Na bandeira amarela poderão abrir na capital lojas ou estabelecimentos de rua acima de 400 m²; shoppings centers, galerias, centros comerciais e estabelecimentos congêneres; templos, igrejas e demais instituições religiosas, funcionando com 50% de sua capacidade; bares e restaurantes, funcionando com 50% de sua capacidade; transporte Intermunicipal e Turístico, funcionando com 50% de sua capacidade.
Essa é uma das fases mais tensas, ela acabou dando errado em capitais como Belo Horizonte e Florianópolis, onde os casos voltaram a aumentar e foi preciso retornar as medidas de isolamento social na semana passada.
“Devemos preservar a vida onde ela está mais ameaçada e começar uma flexibilização onde os casos estão caindo” disse o governador Renan Filho (MDB).
Alexadre Ayres, secretário de Estado de Saúde, lembrou que Alagoas foi um dos primeiros lugares a colocar medidas restritivas e um dos últimos a iniciar a flexibilização. “Demonstra o respeito à ciência, priorizada desde o primeiro momento, pedindo para a população ficar em casa enquanto ampliávamos os leitos”.
E completou: “Nos debruçamos, acompanhamos e avaliamos e temos a segurança nas decisões tomadas. A gente entende a ansiedade de alguns setores econômicos, mas as pessoas precisam continuar colaborando, sair de máscara e somente quando necessário”.
O recado foi reforçado pelo governador. “O Estado não possui condições de voltar a normalidade até uma vacina, por isso a importância do distanciamento social e do uso de máscaras”.
Renan Filho disse que o novo decreto deve entrar em vigor na segunda-feira (20) e que junto a Prefeitura de Maceió, determinará os horários de funcionamento dos shoppings, bares e restaurantes.
Já as cidades de Rio Largo, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Pilar, Coqueiro Seco, Santa Luzia do Norte, Satuba, Rio Largo, Messias, Paripueira e Barra de Santo Antônio e Atalaia passam da fase vermelha para laranja.
Essas cidades poderão abrir lojas ou estabelecimentos de rua com até 400 m² (quatrocentos metros quadrados); salões de beleza e barbearias com 50% da capacidade e atendimentos agendados; templos, igrejas e demais instituições religiosas, funcionando com 30% de sua capacidade.
Veja também
Últimas notícias
Núcleo de Línguas Estrangeiras amplia vagas com novas turmas de inglês
Câmeras flagram motociclista tentando frear antes de colisão fatal em Arapiraca
Polícia Militar apreende armas, cocaína, maconha, crack e lança perfume
Dívida ligada ao tráfico pode ter motivado homicídio dentro de mercadinho em Maragogi
Irmãos são presos suspeitos de executar comerciante e roubar carga de frangos
Arsal aprova novas regras para concessão da Tarifa Social de Água e Esgoto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
Governo de Alagoas inicia cobrança pelo uso de água de rios e poços no estado
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
[Vídeo] Polícia Civil divulga imagens da perseguição ao Guarda Municipal morto em Teotônio Vilela
Morador de Arapiraca está no interior de SP e quer voltar para Alagoas
