Maceió passa para a fase amarela e região metropolitana para laranja
Governador detalhou quais as cidades avançam na reabertura das atividades

A queda de óbitos de Covid-19 em Maceió e nas cidades da região metropolitana fez o Governo do Estado decidir avançar na reabertura das atividades econômicas. Os detalhes foram dados em coletiva de imprensa na noite desta terça-feira (14).
Na bandeira amarela poderão abrir na capital lojas ou estabelecimentos de rua acima de 400 m²; shoppings centers, galerias, centros comerciais e estabelecimentos congêneres; templos, igrejas e demais instituições religiosas, funcionando com 50% de sua capacidade; bares e restaurantes, funcionando com 50% de sua capacidade; transporte Intermunicipal e Turístico, funcionando com 50% de sua capacidade.
Essa é uma das fases mais tensas, ela acabou dando errado em capitais como Belo Horizonte e Florianópolis, onde os casos voltaram a aumentar e foi preciso retornar as medidas de isolamento social na semana passada.
“Devemos preservar a vida onde ela está mais ameaçada e começar uma flexibilização onde os casos estão caindo” disse o governador Renan Filho (MDB).
Alexadre Ayres, secretário de Estado de Saúde, lembrou que Alagoas foi um dos primeiros lugares a colocar medidas restritivas e um dos últimos a iniciar a flexibilização. “Demonstra o respeito à ciência, priorizada desde o primeiro momento, pedindo para a população ficar em casa enquanto ampliávamos os leitos”.
E completou: “Nos debruçamos, acompanhamos e avaliamos e temos a segurança nas decisões tomadas. A gente entende a ansiedade de alguns setores econômicos, mas as pessoas precisam continuar colaborando, sair de máscara e somente quando necessário”.
O recado foi reforçado pelo governador. “O Estado não possui condições de voltar a normalidade até uma vacina, por isso a importância do distanciamento social e do uso de máscaras”.
Renan Filho disse que o novo decreto deve entrar em vigor na segunda-feira (20) e que junto a Prefeitura de Maceió, determinará os horários de funcionamento dos shoppings, bares e restaurantes.
Já as cidades de Rio Largo, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Pilar, Coqueiro Seco, Santa Luzia do Norte, Satuba, Rio Largo, Messias, Paripueira e Barra de Santo Antônio e Atalaia passam da fase vermelha para laranja.
Essas cidades poderão abrir lojas ou estabelecimentos de rua com até 400 m² (quatrocentos metros quadrados); salões de beleza e barbearias com 50% da capacidade e atendimentos agendados; templos, igrejas e demais instituições religiosas, funcionando com 30% de sua capacidade.
Veja também
Últimas notícias

Delmiro: Dois suspeitos da morte do jovem conhecido como “Bebê”, se entregam à polícia

Plano de Mobilidade realiza pesquisas nas rodovias estaduais em Arapiraca

Jovem de 19 anos é preso por agredir e ameaçar ex-companheira no Sertão de Alagoas

Pergunta sobre 'dente escuro' levanta dúvidas se corpo encontrado em fossa é de Ana Beatriz

STF forma maioria para tornar réus mais sete por trama golpista

Secretário de Cultura de Delmiro Gouveia desmente boatos sobre presença de Wesley Safadão em evento festivo
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
