Flexibilização da quarentena: 20 cidades de AL avançam para a fase laranja
Atualização foi divulgada pelo governador Renan Filho
O governador Renan Filho (MDB) anunciou, nessa terça-feira (14) em coletiva à imprensa, que a capital alagoana passa para a chamada fase amarela do plano de distanciamento social controlado e atualizou a situação das cidades em relação à flexibilização da quarentena. A região Metropolitana de Maceió e municípios da região Norte avançaram para a fase laranja. Os demais municípios do interior do estado seguem em isolamento social, na fase vermelha.
Conforme o decreto, estará permitido em Maceió, a partir da próxima segunda-feira (20), o funcionamento de todos os estabelecimentos das fases vermelha e laranja, além de bares e restaurantes com 50% da capacidade, shoppings centers, galerias, centros comerciais e congêneres, transportes intermunicipais e turísticos com 50% da capacidade, templos e igrejas com ampliação para 50% da capacidade, e lojas e estabelecimentos de rua acima de 400m2 – todos seguindo os protocolos sanitários estabelecidos pelo Estado.
Onze municípios da região Metropolitana de Maceió e nove da região Litorânea Norte passam para a fase laranja, onde fica autorizada a reabertura de lojas de ruas com até 400m² (exceto shopping centers, galerias e centros comerciais); salões de beleza e barbearia com capacidade de atendimento reduzida em 50%; além de templos, igrejas e demais instituições religiosas com funcionamento reduzido para 30% de sua capacidade.
Avançam para a fase laranja
- Barra de Santo Antônio
- Barra de São Miguel
- Coqueiro Seco
- Flexeiras
- Marechal Deodoro
- Messias
- Paripueira
- Pilar
- Rio Largo
- Santa Luzia do Norte
- Satuba
- Jacuípe
- Japaratinga
- Maragogi
- Matriz de Camaragibe
- Passo de Camarabige
- Porto Calvo
- Porto de Pedras
- São Luiz do Quitunde
- São Miguel dos Milagres.