Agendamentos para entrega de documentos e exames teóricos de habilitação já estão disponíveis
Usuários podem agendar os serviços pelo site do órgão; protocolos de higienização devem ser seguidos
O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) informa que, a partir desta segunda-feira (20), os exames teóricos para candidatos à 1ª habilitação voltarão a ser realizados na capital e em Santana do Ipanema. O agendamento já está disponível no site do órgão (detran.al.gov.br).
Além desse serviço, a autarquia também irá realizar, de 20 a 24 de julho, a entrega do Certificado de Registro do Veículo (CRV) para os usuários que realizaram procedimentos como 1º emplacamento, transferência de propriedade/UF, alteração de característica/dados do veículo ou a 2ª via de CRV antes da pandemia, e não conseguiram pegar o documento. Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) que foram devolvidas pelos Correios também serão entregues durante o período.
A autorização para a entrega de documentos foi publicada em portaria no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (17). O atendimento irá ocorrer na capital, no SAC Miramar, SAC Maceió Shopping e Detran Sede, e em todas Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) do estado.
Para buscar o seu documento no órgão, o usuário deverá realizar o agendamento no site, com o dia, horário e local. Nos casos de CNH, é necessário que, antes do agendamento, o condutor verifique se o documento foi realmente devolvido ao Detran. Basta acessar o site, ir em consulta de CNH, e lá ele encontra o código de rastreamento dos Correios e pode conferir o local onde sua habilitação está. Caso não consiga fazer o rastreio, pode entrar em contato com o Call Center por meio dos números 0800 082 0154 ou (82) 3315-1533.
Já aqueles que desejam buscar o CRV, conhecido como recibo de compra e venda, devem fazer o agendamento para o local em que o processo foi iniciado, ou seja, se o usuário deu início a algum serviço que envolve a emissão e entrega do CRV na sede do Detran, em Maceió, é para lá que ele deve agendar. O mesmo critério serve para os outros postos de atendimento disponíveis. Nos dois casos, entrega de CNH ou CRV, é necessário levar um documento pessoal com foto.
Exames Teóricos
O agendamento para os exames teóricos já está disponível também no site, na aba "Serviços", "Habilitação", "Agendamento" e "Exames". Para cumprir as recomendações sanitárias de prevenção ao coronavírus, a autarquia reduziu em 50% o número de vagas disponibilizadas normalmente.
No momento, os exames irão ocorrer apenas em Maceió e em Santana do Ipanema. Na capital, o horário das provas será das 8h às 17h, no Maceió Shopping e no Shopping Miramar, e na 4ª Ciretran em Santana do Ipanema, 8h às 13h.
O Detran/AL alerta para a importância dos usuários estarem atentos às normas sanitárias e medidas preventivas à Covid-19, tanto na entrega de documentos como nas provas teóricas. O distanciamento de 1,5m, o uso de máscaras de proteção e a constante higienização das mãos e superfícies de contato são indispensáveis para evitar a propagação da doença e manter a segurança de todos.
Além disso, é imprescindível que o usuário não leve acompanhantes ao atendimento e compareça apenas no dia e horário agendados.
Veja também
Últimas notícias
Influenciadora falsifica documento para se passar por policial e operação da Polícia é realizada em Alagoas
Colisão entre motocicletas deixa feridos na BR-316 em Palmeira dos Índios
“Ser trans, por si só, não implica em prejuízo educacional”, afirma Caio Bebeto criticando criação de cota trans na UFAL
Lula sanciona lei que transfere capital para Belém temporariamente
Sete líderes do Comando Vermelho vão para prisões federais
Ufal terá reserva de vagas para pessoas trans no próximo Sisu
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
