Comerciantes recebem orientações para fase amarela na capital
Atividades comerciais serão retomadas na próxima segunda-feira
Na próxima segunda-feira (20), a cidade de Maceió entra na Fase amarela do Plano Estadual de Distanciamento Social Controlado, quando o risco é moderado. O Decreto Municipal nº 8.918 foi publicado em edição suplementar do Diário Oficial do Município da quinta-feira (16) e amplia a retomada de atividades que estavam proibidas para impedir a proliferação do novo coronavírus.
Na orla marítima, estarão autorizadas atividades comerciais como bares, restaurantes, barracas, quiosques, mixes, food trucks, feiras e mercados de artesanato, assim como o comércio ambulante, permissionários e prestadores de serviço. Por isso, a Secretaria de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) reuniu, nessa sexta-feira (17), representantes destes segmentos para orientações sobre o protocolo sanitário estabelecido para esta fase.
José Correia Lima da Silva, presidente da Associação da Feirinha de Artesanato da Pajuçara, acredita que esse momento de reabertura é uma oportunidade de recomeçar. “A gente sai daqui satisfeito com a parceria da Secretaria. Lógico que a gente vai precisar da colaboração das pessoas para avançar cada vez mais e vencer esse vírus, essa pandemia que está no mundo todo. Vamos adotar um cliente por cada box, uso de máscaras para os permissionários e para nossos clientes, e também verificar a temperatura de todos. Vamos fechar as várias entradas e deixar uma entrada e uma saída separadas e quem não tiver de acordo com as normas, não vai poder entrar na feira e nem comprar os nossos produtos”, afirma.
Moab Mendonça Costa representou os artesãos e avaliou a reunião como positiva. “É muito bom, pois, aos poucos vamos conseguindo ver uma luz e a nossa retomada de trabalho, porque em meio a essa pandemia nós não sabíamos como ia ficar, mas a Prefeitura está orientando. Agora, vamos seguir os protocolos, delimitar o espaço e manter a distância para manter a nossa saúde e a saúde de nossos clientes”, diz.
O presidente da Associação dos Prestadores de Serviços da Orla Marítima de Maceió (ASPSOM), Valter Virgílio da Silva, também avaliou a reunião. “Foi boa e teve esclarecimentos e a gente agora sabe de que forma retornar às nossas atividades. Inclusive os prestadores de serviços vão higienizar e fazer a manutenção dos carrinhos, que ficaram parados esse tempo todo. A gente vai fazer o que for preciso para que, na segunda-feira, possa receber os nossos clientes de braços abertos”, garante.
O titular da Semscs, Enio Bolivar, explicou que foi firmado o compromisso dos ambulantes e permissionários para higienização dos próprios materiais. “Eles se comprometeram a colaborar mantendo o distanciamento e como propagadores das boas práticas de higiene, fazendo com que o decreto seja obedecido. Hoje, foi realizado um trabalho educativo com a apresentação do protocolo e o esclarecimento das dúvidas. Na segunda-feira, nossas equipes vão estar na orla para tirar dúvidas que possam surgir no local e dar instrução sobre a montagem dos equipamentos, vai ser um ensaio, uma vez que a montagem será diária e feita por eles mesmos, então precisarão se adaptar a essa nova rotina”, destaca.
Bolivar acrescenta que o decreto estabelece que haverá uma faixa livre para os banhistas e onde não pode haver mobiliário de praia dos ambulantes. “Vamos ter uma fiscalização mais intensa e voltada, principalmente, para essa nova adaptação do ordenamento. É importantíssimo que a população tenha a consciência de utilizar a máscara na orla também, incluindo nas caminhadas e corridas. A Secretaria de Turismo também está nesta ação. Os órgãos estaduais e municipais estão empenhados para o cumprimento dos decretos e também temos a colaboração da Abrasel e da ABIH. Estamos trabalhando para que a população possa voltar a desfrutar dessas belezas naturais e o setor turístico sinta-se seguro para sua retomada”, conclui.
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
