Rádio Escola Maceió apresenta radionovela literária
Programa poderá ser ouvido na Rádio Difusora 960 AM, nesta quinta-feira (23)

O Rádio Escola Maceió, projeto da Prefeitura de Maceió executado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), vem desenvolvendo atividades para alunos e professores transmitidas pela Rádio Difusora AM. Nesta quinta-feira (23), às 13h30, será apresentada a radionovela A terra dos Meninos Pelados, baseada na obra de Graciliano Ramos.
A adaptação literária está sendo produzida por profissionais da Rede Municipal de Educação. A radionovela conta com 15 pessoas envolvidas elenco, entre professores, pedagogos e assistentes sociais.
A coordenadora de Programas Suplementares da Semed, produtora e narradora da radionovela, Edileuza Maciel, conta que a ideia surgiu através das lembranças de sucessos de antigas produções. Segundo ela, o objetivo é o unir as histórias com os métodos pedagógicos de ensino.
“Queremos levar os estudantes, professores e familiares de forma lúdica para os conteúdos de aprendizagem, aproveitando o veículo democrático de comunicação que é a Rádio Difusora AM, e mais precisamente, o Programa Rádio Escola Maceió. A nossa intenção é fazer renascer direto do túnel do tempo, esse tipo de mídia, que tanto teve sucesso por décadas no Brasil”, disse Edileuza.
O professor da Escola Zumbi dos Palmares, Gilmar dos Santos, escritor e poeta, é o responsável pela adaptação da novela literária do alagoano Graciliano Ramos para o rádio. Ele comenta sobre os cuidados que se deve ter ao adaptar obras de diferentes mídias e destaca que as diferenças se baseiam nos efeitos e apelos, uma vez que os detalhes e recursos são diferentes.
“Quando nós pensamos no rádio, vamos precisar contar a história de uma forma atrativa e interessante, baseando-se nos recursos auditivos. Devemos trazer a poesia da ideia para o ouvir. O texto por si só é muito poético e já possui uma sonoridade muito grande, que temos como desafio traduzir”, ressaltou Santos.
Adalberto Gomes, técnico da Coordenadoria de Programas Suplementares da Semed, , é o responsável pela sonoplastia da radionovela. Ele conta como funciona a montagem do programa e diz que, apesar da distância devido à pandemia de Covid-19, a equipe encontrou uma forma de trabalhar para colocar a radionovela no ar.
“Quando começamos a montar esse quebra cabeça de falas, vislumbramos a obra de Graciliano Ramos. Os técnicos gravam as suas falas separadamente em suas casas e me enviam por aplicativo. Já a edição desses diálogos é um processo longo e trabalhoso, mas gratificante”, afirmou Gomes.
Veja também
Últimas notícias

Após resultado, Neto Bomfim comemora vitória com apoiadores na sede da UVEAL em Maceió

Homem é morto a tiros enquanto atendia cliente em barbearia em São Miguel dos Campos

Helicóptero cai durante buscas por jovem desaparecida em Pernambuco

Alexandre de Moraes autoriza prisão domiciliar para mulher que pichou estátua da Justiça no 8 de janeiro

Performance apresentada no Drag Dinner Alagoas passa de um milhão de visualizações nas redes sociais

Presidente da Imprensa Oficial Graciliano Ramos é eleito diretor regional do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
