Desocupação avança em Alagoas e atinge 15,3% em junho, diz IBGE
Segundo IBGE, houve uma alta de 2,6% em relação ao mês anterior
A taxa de desocupação em Alagoas saiu de 12,7% em maio para 15,3% em junho, atingindo 169 mil pessoas. É o que revela a Pnad COVID19 Mensal, divulgada nessa quinta-feira (23) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Esse aumento no número de pessoas desocupadas mostra que, em junho, foram 28 mil pessoas a mais que procuraram trabalho e não encontraram em relação ao mês anterior.
Da mesma forma, a população ocupada em Alagoas reduziu para 937 mil trabalhadores de um total de 2,59 milhões com idade de trabalhar (14 anos ou mais), representando um nível da ocupação de 36,1% no estado.
Por outro lado, o número de pessoas que foi afastada e ficou sem a remuneração do trabalho caiu para 95 mil em junho, o que significa que do total de 213 mil afastadas do trabalho, 44,8% deixou de receber remuneração - em maio, essa taxa era de 50,8%. Esse indicador também teve queda para o Brasil. Para o diretor adjunto de pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, esse grupo de pessoas afastadas e sem remuneração merece ser observado mais de perto.
“É importante acompanhar esse grupo, junto com os desocupados, desalentados e a força de trabalho potencial porque é um conjunto de pessoas sem rendimentos de trabalho. Essas variáveis podem orientar as decisões de manutenção de programas de transferência de renda”, pontuou.
Cai a quantidade de pessoas afastadas do trabalho devido ao distanciamento social
A pesquisa também revelou que o número de pessoas ocupadas e que foram afastadas do trabalho em função do distanciamento social caiu para 177 mil em junho, ante os 217 mil observados em maio. Já o número de trabalhadores em regime de teletrabalho foi de 65 mil, três mil a menos em relação ao mês anterior.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
