Veículos clandestinos são autuados e removidos em Maceió
Operações aconteceram nos principais corredores de transportes
Ao longo desta semana, os agentes do Grupamento de Ações Táticas de Transporte (GATT) da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) intensificaram as operações de fiscalização e autuaram e removeram 10 veículos que realizavam o transporte clandestino em Maceió. As equipes percorreram os bairros do Pinheiro, Farol, Centro, Trapiche da Barra e Pontal.
“O transporte clandestino é uma infração de natureza gravíssima. Quando um condutor é flagrado realizando essa prática irregular, uma multa no valor de R$ 293,47 é aplicada e o veículo é removido ao pátio da SMTT. Além disso, o condutor também perde sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH)”, ressaltou o assessor técnico de Transportes da SMTT, Alexsandre Serafim.
Durante as fiscalizações, os agentes da SMTT vistoriam as condições dos automóveis, checam se os equipamentos de segurança obrigatórios estão dentro das condições exigidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), verificam toda a documentação dos condutores e dos veículos.

“O transporte clandestino não proporciona nenhum tipo de segurança aos cidadãos que se arriscam a utilizar esse veículo, pois é muito comum encontrar durante as fiscalizações carros com os cintos de segurança inoperantes, automóveis com pneus em péssimas condições, para-brisas danificados e condutores trafegando sem possuir a CNH. Esse conjunto de irregularidades coloca em perigo a vida dos maceioenses e aumenta os riscos de acidentes nas vias da cidade”, reforçou o assessor.
Canais para denunciar o transporte clandestino
A SMTT possui um canal direto onde o maceioense pode denunciar o transporte clandestino. Caso seja identificada a prática do transporte remunerado irregular de passageiro, o cidadão deve ligar para o Núcleo de Operações Integradas (NOI), no número 3312-5340. O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana. As equipes estão sempre prontas para atender aos chamados da população e garantir a segurança viária em Maceió.
Outro canal disponível para o maceioense denunciar o transporte clandestino é o Disque SMTT, no número 118. Esse serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
Veja também
Últimas notícias
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida foi condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Governo americano retira Alexandre de Moraes e esposa da lista da lei Magnitsky
Prefeitura de Maceió reestrutura operação das linhas que atendem Litoral Norte aos domingos e feriados
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
