Perfis de bolsonaristas nas redes sociais são suspensos por determinação de Alexandre de Moraes
Allan dos Santos e o empresário Luciano Hang tiveram as contas suspensas por supostamente estarem envolvidos em disseminação de fake news contra ministros do STF

Contas no Twitter e no Facebook de influenciadores, empresários e políticosapoiadores do presidente Jair Bolsonaro(sem partido) foram tiradas do ar nesta sexta-feira (24) por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. A decisão é de maio, mas foi cumprida somente agora.Figuras como o ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), Sara Giromini, conhecida como Sara Winter, o blogueiro Allan dos Santos e o empresário Luciano Hang, alvos de investigação no âmbito do inquérito das fake news, tiveram suas contas suspensas.O inquérito das fake news investiga ameaças e disseminação de notícias falsas contra integrantes do STF nas redes sociais e representa um dos principais pontos de tensão entre o Palácio do Planalto e a corte.Além deles, tiveram os perfis suspensos os empresários Edgard Corona (da rede de academias Smart Fit) e Otavio Fakhoury, o blogueiro Bernardo Küster, Edson Salomão (chefe de gabinete do deputado estadual Douglas Garcia, do PTB em SP), o militante do PSL Eduardo Fabris Portella, o youtuber Enzo Momenti, os monarquistas Marcelo Stachin e Rafael Moreno, Marcos Bellizia(porta-voz do movimento Nas Ruas), o empresário Paulo Gonçalves Bezerra, Rodrigo Barbosa Ribeiro (assessor de Douglas Garcia), o humorista Reynaldo "Rey" Bianchi e o youtuber Winston Rodrigues Lima, conhecido como comandante Winston.Ao serem acessadas, as contas no Twitter apresentam mensagem que diz "conta retida" e que a conta "foi suspensa em resposta a determinação legal".Os perfis no Facebook (não das mesmas figuras, necessariamente) não aparecem para visualização na busca. Quando acessados diretamente via URL, apresentam mensagem que diz que o conteúdo "não está disponível no momento". É o caso do perfil de Hang, por exemplo. A medida não afetou contas do instagramEm nota da assessoria de imprensa, o Twitter afirma que "agiu estritamente em cumprimento a uma ordem legal proveniente de inquérito do Supremo Tribunal Federal (STF)".O Facebook afirma que "respeita o Judiciário e cumpre ordens legais válidas".Confira a lita de alguns dos perfis retirados do ar:Roberto Jefferson, presidente do PTBLuciano Hang, empresárioEdgard Corona, empresárioOtávio Fakhoury, empresárioSara WinterBernardo KüsterAllan dos Santos, blogueiroEdson Salomão, assessor do deputado estadual de São Paulo Douglas GarciaWinston Rodrigues Lima, conhecido como comandante WinstonReynaldo Bianchi JúniorEnzo Leonardo MomentiEduardo Fabris PortellaMarcelo StachinMarcos Dominguez BelliziaRafael MorenoRodrigo Barbosa RibeiroRespostasAlguns dos envolvidos utilizaram o Instagram para demonstrar indignação com a decisão de Moraes, a qual muitos consideraram arbitrária. Por meio de sua conta no Instagram, o empresário Luciano Hang informou que nunca atentou contra o STF e que ficou supreso com o bloqueio de suas redes sociais. Ele ressaltou ainda que a liberdade de expresão é garantida pela Constituição e todos tem o direito de expressar suas opiniões individuais.
Já a bolsonarista Sara Winter enfatizou, por meio do Instagram, que o órgão "derrubou" as redes sociais dos 29 investigados no inquérito da fake news e que a decisão do Tribunal representa uma ditadura.O blogueiro Allan dos Santos afirmou que "acabou a liberdade de expressão".
Veja também
Últimas notícias

Caminhoneiro é atingido por motorista bêbado e vai parar dentro de restaurante em MT

Alfredo Gaspar destina emenda de R$ 500 mil para ajudar na reabertura da Maternidade Nossa Senhora da Guia

Colisão entre ônibus e carro deixa trânsito lento no bairro Gruta de Lourdes, em Maceió

Hemoal leva equipes itinerantes para coletar sangue em Arapiraca e São Miguel dos Campos neste sábado (7)

Setur promove Destino Alagoas no Festival Internacional de Turismo Cataratas, em Foz do Iguaçu

Casal vai inaugurar novo sistema de tratamento de água em Matriz de Camaragibe
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
