Maceió

Abrasel pede que Governo volte atrás em decisão que proíbe show em bares

Entidade apresentou proposta de como poderia ocorrer o entretenimento dentro dos estabelecimentos

Por 7Segundos 24/07/2020 16h04
Abrasel pede que Governo volte atrás em decisão que proíbe show em bares
Shows estão proibidos em bares e restaurantes nessa fase de reabertura - Foto:  Heudes Regis/VEJA

A Associação dos Bares e Restaurantes de Alagoas (Abrasel) quer sensibilizar o Governo do Estado na decisão que proíbe a realização de shows nesses estabelecimentos na reabertura iniciada no início desta semana.

Dentre as sugestões da entidade, a música seria de forma acústica e seria exigido que os clientes se mantivessem sentados durante a permanência nos estabelecimentos.

Eles alegam que a categoria dos músicos também foi fortemente afetada pela pandemia, e “precisa iniciar sua retomada de forma segura e gradual, sem precisar arcar pelos erros de uma minoria”.

A Abrasel também reforçou na nota enviada à imprensa nesta sexta-feira (24) que os estabelecimentos que não estiverem cumprindo o protocolo devem ser punidos.

“A entidade acredita e pede que os estabelecimentos que não estiverem cumprindo as normas sejam punidos e respondam individualmente por suas condutas errôneas”, traz um trecho do texto.

Confira a nota completa:

Posicionamento Abrasel/AL em relação a proibição de shows e eventos musicais em bares e restaurantes


A Abrasel Alagoas tem uma história de luta pela categoria de bares e restaurantes e segue trabalhando diariamente para servir com qualidade e responsabilidade não só a seus associados como também à sociedade alagoana. 

Desde o início da Pandemia a entidade intensificou seu empenho e vem buscando diariamente respostas e ações junto aos governantes e alinhando cada passo para o início prudente de uma retomada leve e segura.

Diante do não cumprimento das normas e protocolos por parte de alguns empreendimentos do setor desde a liberação do segmento, a Abrasel vem a público repudiar estes comportamentos e ressaltar seu papel extremamente ativo e colaborativo em meio aos seus associados fornecendo apoio e suporte aos órgãos públicos, em realização e orientação ao cumprimento dos protocolos de segurança recomendados, a exemplo da nossa Blitz do Bem, que vem visitando os estabelecimentos a fim de averiguar se estão funcionando de acordo com as normas vigentes. 

A entidade acredita e pede que os estabelecimentos que não estiverem cumprindo as normas sejam punidos e respondam individualmente por suas condutas errôneas.

Em tempo a Abrasel Alagoas pede a reconsideração do Governo do Estado para a permissão de música ao vivo, de maneira acústica e responsável, exigindo que os clientes mantenham-se sentados durante a permanência nos estabelecimentos, uma vez que a categoria dos músicos, também fortemente afetada pela pandemia, precisa iniciar sua retomada de forma segura e gradual, sem precisar arcar pelos erros de uma minoria.

A associação segue certa que seguirá trabalhando junto às autoridades governamentais e sociedade em geral, para superar todas as dificuldades impostas pelo momento, permanecendo incansável e confiantes na implantação do “novo normal”.

*De acordo com a prefeitura, não há atualmente norma vigente que proíba, expressamente, música ao vivo acústico. Desde que o estabelecimento não a realize no passeio ou em espaços públicos e que siga as normas de segurança sanitária estabelecidas pela prefeitura e governo do estado, não configura infração. Eventos sociais (casas noturnas, shows e similares) continuam proibidos e serão fiscalizados conforme manda os dispositivos normativos vigentes.*