Moradores de Guaxuma realizam manifestação na AL-101 Norte
Protesto é contra desmatamento de área verde com duplicação da rodovia
Com faixas e cartazes, moradores de Guaxuma, no Litoral Norte de Maceió, realizaram, na manhã desta segunda-feira (27), uma manifestação para denunciar mudanças no projeto de duplicação, onde o novo traçado irá desmatar uma área verde no loteamento Gurguri e prejudicar a comunidade da região. O protesto teve início por volta das 7h.
“Esse novo projeto foi modificado sem aviso aos moradores, sem audiência pública. Querem destruir toda a frente de área verde, preservada por nós moradores, há mais de 30 anos”, afirma Lindair de Moraes Amaral, representante dos moradores.
A obra ainda destruirá parte de uma via de rolamento em frente às casas dos moradores da Rua Xavier de Araújo. “Além de devastar essa parte ambiental, querem tirar mais da metade da rua em que moramos”, diz Lindair.
Uma representação foi feita no Ministério Público do Estado de Alagoas (MPE/AL), no último dia 21, onde foi solicitada a suspensão das obras e a realização de uma nova audiência pública com os moradores. O requerimento foi protocolado na 66ª Promotoria de Justiça, cuja atribuições atendem às áreas de urbanismo e defesa dos patrimônios. Mais de 70 moradores participam da ação.
Para os moradores, existem outras alternativas para realização do projeto, desviando a obra mais alguns metros para o lado esquerdo da pista (sentido Recife), onde ainda não existem moradias construídas. Essa alternativa, preservaria as duas áreas verdes do loteamento Gurguri e os moradores não perderiam a qualidade de vida.
Agentes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) estiveram no local para orientar os motoristas que trafegavam na região.
Veja também
Últimas notícias
Pesquisa aponta aprovação de 77% à gestão da prefeita Márcia Cavalcante em São Luís do Quitunde
Decoração natalina de São Luís do Quitunde é destaque na Região Norte e encanta Famílias
Flávio se isola na direita após receber bênção de Bolsonaro para 2026
Após 10 anos de casados: Enfermeira foi morta com um tiro na cabeça, aponta delegado
[Vídeo] LiteraCOC transforma alunos em autores e fortalece o protagonismo infantil no Colégio COC Arapiraca
Balanço da PM em Penedo inclui Patrulha Maria da Penha, acidentes e blitz de trânsito
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
