Estudo da UFAL aponta os riscos da flexibilização em Maceió sem testagem em massa
Dados divulgados representariam contaminações passadas, e não as atuais
O professor Jonas Silveira do Observatório Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Covid-19 da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) fez um alerta para as autoridades públicas sobre a flexibilização das atividades econômicas na capital.
Os dados apresentados pelo professor estão na relatório divulgado nesta segunda-feira (27) de que apenas uma testagem em massa da população em Maceió mostraria o real impacto da reabertura do comércio, bares, restaurantes e áreas públicas.
“Vivemos um problema muito sério de testagem e os critérios de flexibilização estão sendo baseados apenas na disponibilidade de leitos, uma leitura epidemiológica insuficiente. Com isso, não temos um número real da doença”, explicou.
De acordo com o professor, os números dessa semana são ainda reflexos da fase laranja ocorrida há 14 dias, tempo em que o vírus se manifesta em uma pessoa. “Não estamos vivendo o número real, são dados do passado de pessoas que se contaminaram lá atrás”.
Maceió chegou hoje ao total de 21.357 infectados, e mais três mortes foram registradas.
Veja também
Últimas notícias
Leonardo Dias é homenageado pelo CATO e reafirma parceria para fortalecer o tiro esportivo
Anac aprova venda do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão
Policial Militar suspeito de matar enfermeira se entrega às autoridades em Penedo
Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil
PM recupera motos roubadas e apreende arma de fogo em Arapiraca e Piranhas
PM-AL flagra tráfico de drogas e porte ilegal de arma em ações no Sertão e Agreste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
