Parceria com empresas de telecomunicação contribui para controle do isolamento social
Medida faz parte das ações de combate à pandemia de Covid-19
Desde abril, a Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), aderiu ao acordo de Cooperação Técnica com as Prestadoras de Telefonia e a Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom) para acessar a plataforma Big Data Analytics. A medida faz parte das ações de combate à pandemia de Covid-19. A parceria se estende até novembro.
Ao conectar o Big Data, o Departamento de Tecnologia da Informação tem acesso ao índice de isolamento social em toda Maceió, como também ao mapa de aglomeração dos bairros da cidade e onde há maior concentração e movimentação dos telefones móveis.
“O prefeito Rui Palmeira determinou que uníssemos esforços entre as secretarias visando minimizar os problemas causados pelo novo coronavírus e balizar decisões dos decretos, como a reabertura gradual das atividades comerciais. Com o apoio do setor de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Gestão, estamos conduzindo o processo com toda responsabilidade que o caso requer. Todos os dias compartilhamos esses relatórios com o Gabinete de Governança e a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs). A Guarda Municipal, por exemplo, os utiliza para intensificar a fiscalização, se posicionando nos locais de maior índice de aglomeração”, disse o secretário municipal de Gestão, Reinaldo Braga da Silva Junior.
De acordo com o coordenador de Tecnologia da Informação da Semge, Felipe Gomes de Oliveira, as empresas de Telecomunicações compartilham apenas as informações estatísticas de deslocamento em massa e não há nenhum tipo de individualização nem identificação de cada terminal e usuário. “Toda a pesquisa é anônima, respeitando a LGPD, Marco civil da internet e o sigilo telefônico. Não são compartilhados dados de clientes, apenas números estatísticos de deslocamentos. O levantamento é recebido até as 15h, diariamente”, afirmou.
O painel de aglomeração funciona de modo a autorizar a visualização de celulares conectados em uma antena, em um dia definido e em comparação a um período antes do isolamento social. Esse indicador com os receptivos mapas das regiões criados a partir de informações anônimas das operadoras Claro, Oi, Tim e Vivo permite que o usuário tenha a visão por quadrantes de 2km dentro do Estado e Município selecionados. A coleta é enviada por horários, de 8h às 12h, de 12h às 18h e das 18h às 22h.
No último domingo (02), a plataforma registrou um índice de isolamento social estadual de 53,1% e municipal de 50%, maior que na última semana, 24 de julho, que indicava um número de 45,5% municipal e 49,8% estadual.
“Estes índices são importantes porque ajudam a gestão municipal a avaliar quais próximos passos devem ser dados para garantir a segurança da saúde da população, minimizando os impactos da pandemia”, finalizou Oliveira.
Veja também
Últimas notícias
Passageira de aplicativo morre após confronto na Linha Amarela, no Rio
Deputado Daniel lança livro com reflexões sobre desenvolvimento e justiça social durante Bienal
Lula vai despachar PL Antifacção ao Congresso com pedido de urgência
Prefeito Allan de Jesus participa em São Paulo da cerimônia nacional de entrega da Bandeira Azul 2025
Integrante do Comando Vermelho morre em confronto com a PM em Rio Largo
Colisão entre motos deixa mulher ferida na Avenida Menino Marcelo, em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
