Instituto de Identificação de Alagoas lança serviço on-line de reimpressão do RG
Mais de 1 milhão de pessoas em todo o Estado estão habilitadas a utilizar o novo serviço.

Buscando alternativas seguras de desburocratizar o atendimento à população, o Instituto de Identificação de Alagoas, lançará na próxima quinta-feira (13), um serviço inédito no Estado. A novidade que recebeu o nome de RG On-line permitirá a solicitação da reimpressão de carteiras de identidades que tenham sido emitidas nos últimos 5 anos.
A novidade, divulgada pelo Superintendente do órgão, Roney Presbítero, estará disponível no link serviços eletrônicos do Instituto de Identificação no site da Perícia Oficial, www.periciaoficial.al.gov.br. Ele explicou que o serviço funcionará por meio de uma plataforma digital, onde o cidadão, de forma simplificada, célere e segura, fará a solicitação da reimpressão do RG, sem precisar ir até um dos postos de atendimento.
Apenas a retirada do documento acontecerá de forma presencial na sede do Instituto. E para evitar fraudes, apenas o próprio titular poderá fazer retirada do RG quando a mesma estiver pronta, mediante agendamento eletrônico e conferência biométrica das impressões digitais.
Roney explicou que o serviço irá proporcionar ao cidadão a comodidade de fazer a solicitação da Carteira de Identidade (RG) através de qualquer dispositivo eletrônico, conectado à Internet. Mas, para isso, o solicitante precisa possuir todas as biometrias (imagem da face, impressão digital e assinatura) cadastradas no sistema de identificação civil do órgão estadual.
“Ao acessar a página, o usuário deverá clicar no ícone RG-Online e preencher o pedido com os dados obrigatórios que serão solicitados. No final do atendimento, o sistema gera um boleto para pagamento da taxa no valor de R$26,97. Após a confirmação do pagamento é que a carteira deverá ser reimpressa no prazo de 5 dias úteis”, disse o superintendente do Instituto de Identificação.
Roney Presbítero explicou que não se trata de uma segunda via do documento, e sim a reimpressão da carteira de identidade que apresentará a mesma data de expedição da última via solicitada, acrescida da data do novo pedido. Mais de 1 milhão de pessoas em todo o Estado estão credenciadas a usar o novo serviço, que visa dá agilidade no atendimento, evitando aglomerações nos postos.
“Realizamos um estudo profundo para trazer alternativas no atendimento à população no retorno das atividades nesse novo normal, pós pandemia do Covid-19. Por isso, estamos muito felizes em poder oferecer esse novo serviço à população que permitirá sem burocracias e de forma segura a reimpressão do RG”, destacou.
Interessados em fazer alterações de nome de solteiro para casado, de casado para divorciado, ou outros tipos de correções, o procedimento continua sendo ainda por meio da emissão da 2º via de forma presencial, cujo atendimento é feito através do agendamento eletrônico. O mesmo acontece com os usuários cuja data de expedição da carteira de identidade, tenha ultrapassado, os cinco anos estipulados por essa nova modalidade.
Veja também
Últimas notícias

Desaprovação a Lula no Nordeste sobe 9 pontos e chega a 46%, diz Quaest
![[Vídeo] Carteiro é perseguido por perus em bairro nos Estados Unidos](https://img.7segundos.com.br/dGiNM6DxcjokAGTHXwu5CAUIR7U=/100x80/right/middle/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/25832d03-660e-412b-b148-23c2309b22c8.jpg)
[Vídeo] Carteiro é perseguido por perus em bairro nos Estados Unidos

Jovem é preso por ameaçar matar a própria mãe em Paulo Jacinto

‘Não tinha placa’, diz Carlinhos Maia sobre passeio de quadriciclo em área de desova de tartarugas

Trump impõe tarifas até a ilhas habitadas apenas por animais

Durval Lelys e Menos é Mais são anunciados como atrações do aniversário de Maragogi
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
