Agendamento Já! auxilia retomada segura dos atendimentos à população
Ferramenta tem fácil usabilidade e vem dando suporte à prestação de serviços em órgãos como Detran e Instituto de Identificação

Nesse período de retomada dos atendimentos ao público durante a pandemia de coronavírus, a máxima de que todo cuidado é pouco continua norteando os trabalhos dos órgãos e secretarias do Estado de Alagoas. É justamente por isso que alguns deles têm contado com o auxílio de uma ferramenta que vem ajudando a garantir uma prestação de serviços segura à população: o Agendamento Já!.
Desenvolvido pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), por meio da Superintendência de Atendimento ao Cidadão (SAC) e da Superintendência de Tecnologia da Informação (STI), o sistema de agendamento eletrônico é de fácil usabilidade e agora está disponível para quem busca os serviços de órgãos como o Instituto de Identificação (sede), do Detran e do SINE Jaraguá.
“Antes da pandemia, a plataforma vinha modernizando esse processo de experiência do usuário nas Centrais Já!. Agora, nesse momento que pede o respeito ao distanciamento social e a proteção redobrada à saúde de todos, o sistema ganhou ainda mais importância e estamos direcionando esforços para que ele continue dando o suporte necessário aos postos de atendimento que estão retornando com os serviços presenciais”, explica o superintendente da SAC, Alexandre Norberto.
Chefe Administrativa do Instituto de Identificação, Shirley Araújo conta que a ferramenta, além de facilitar a vida da população, foi indispensável pra que o retorno dos atendimentos no Instituto de Identificação, que tem uma grande demanda para a emissão de Carteira de Identidade, fosse possível.
“Com o cidadão sabendo o seu dia e horário marcado, não precisa mais enfrentar longas filas e tem a possibilidade de se organizar, uma vez que ele mesmo é quem escolhe as datas. Além disso, o órgão tem controle da quantidade de pessoas e de tempo nos atendimentos, ou seja, a rotina de trabalho e os serviços ficam igualmente distribuídos no período”, pontua Shirley.
MAIS PLANEJAMENTO E SEGURANÇA
No Detran, não tem sido diferente. De acordo com a chefe de Articulação Regional do órgão, Ana Fábia, o Agendamento Já! viabiliza um planejamento mais assertivo para os atendimentos e isso tem sido o diferencial no período de retomada.
“O sistema está sendo fundamental. O Detran tem uma demanda de atendimento presencial muito alta, mas a pandemia exige que haja um distanciamento e uma análise em relação à capacidade de atender. O sistema propicia esse planejamento. O gestor pode adequar a quantidade de pessoas com o espaço físico, seguindo os protocolos de segurança, e isso é fundamental não só durante a pandemia, mas no pós também, porque a organização pública precisa de projetos como esse”, afirma Ana.
Segundo o superintendente da SAC, o sistema também deverá ser o canal utilizado para os cidadãos que precisarem dos serviços disponíveis nas Centrais Já! quando o atendimento for restabelecido nas unidades. Ele destaca o papel prático e também de modernização que o sistema vem cumprindo junto aos órgãos.
“A pandemia e as decorrentes orientações sanitárias de afastamento social impuseram a toda a Administração Pública uma nova concepção a respeito de como deve acontecer o atendimento presencial. O Agendamento Já! tem funcionado como padronizador nesse sentido, pautado por valores de transparência, isonomia, segurança e respeito ao contribuinte, bem como pela entrega de serviços públicos com comodidade, conforto e urbanidade”, complementa Alexandre.
Para acessar o site e agendar o atendimento nos órgãos disponíveis, basta digitar agendamento.seplag.al.gov.br e fazer o login com o seu CPF ou realizar um breve cadastro na plataforma.
Veja também
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas

SMTT intensifica fiscalização no canteiro central da Rua Engenheiro Camilo Collier, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
