Programa Ronda no Bairro é destaque, mais uma vez, em produção acadêmica
Trabalho de Conclusão de Curso abordou o clima organizacional e a gestão do programa do Governo de Alagoas, tidos como exemplo de sucesso
                            Mais uma vez o Programa Ronda no Bairro, do Governo do Estado, foi apresentado como case de sucesso dentro do ambiente acadêmico. Depois de ter a sua filosofia de atuação e o trabalho desenvolvido em torno da sua Comunicação abordados em trabalhos de conclusão de curso como referência, agora a gestão e o clima organizacional da superintendência foram avaliados em uma monografia.
A pesquisa foi feita pela servidora pública Karine Oliveira, de 42 anos, para a conclusão do curso de Gestão de Recursos Humanos, do Centro Universitário Mário Pontes Jucá. Segundo ela, que apresentou o trabalho e foi aprovada com louvor na quinta-feira (13), o interesse em abordar o tema surgiu depois de uma conversa com o orientador, onde ela, recém-chegada ao programa, discutia sobre possibilidades de tema para o seu trabalho e contou sobre o seu novo emprego.
“Ele [o orientador] ficou muito instigado com o que eu levei e vimos ali a oportunidade de abordar um modelo propositivo de liderança, que tem gerado frutos bastante positivos, facilmente perceptíveis através do sucesso de um programa tão jovem, mas que já colhe resultados tão promissores”, contou a servidora. Ela afirma ainda que não tinha noção da complexidade do trabalho do Ronda no Bairro até então, quando passou a se debruçar sobre tudo que o programa aborda.
Na monografia, a autora trata, ainda, das diferenças entre o conceito de policiamento adotado pelas polícias Brasil a fora e o policiamento de proximidade praticado pelo Ronda no Bairro. Além disso, há um espaço reservado para a discussão em torno do trabalho desenvolvido pela equipe de Articulação e Mobilização Social, formada por psicólogas e assistentes sociais que trabalham a fim de assistir as populações em situação de vulnerabilidade social que vivem nos territórios de atuação do programa.
O superintendente do Ronda no Bairro, coronel Cícero Silva, recebeu a notícia com entusiasmo. “É sempre bom ver que o nosso modelo de trabalho tem sido reconhecido de forma positiva. Saber que, para além da aprovação popular que percebemos diariamente em nossos serviços, também somos bem avaliados dentro do ambiente acadêmico e científico, certamente nos enche de orgulho”, afirmou.
Veja também
Últimas notícias
            Comoção e revolta marcam enterro de jovem morta durante tentativa de venda de drone em São Paulo
            Alfredo Gaspar denuncia desvio de R$ 221 milhões e critica impunidade na CPMI do INSS
            TJ inicia Semana da Conciliação com quase 3 mil casos pautados em Alagoas
            Castro defende no STF operação que deixou mais de 120 mortos no Rio
            Secretaria de Estado da Saúde dá início à Campanha Novembro Roxo
            Hospital da Mulher de AL realiza mais de mil mamografias durante o Outubro Rosa
Vídeos e noticias mais lidas
		Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
		Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
		[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
		Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
		