Polícia

PF cumpre mandado em AL dentro de megaoperação contra tráfico internacional

Operação Além Mar foi deflagrada em 12 estados e no Distrito Federal

Por 7Segundos, com PF 18/08/2020 12h12 - Atualizado em 18/08/2020 13h01
PF cumpre mandado em AL dentro de megaoperação contra tráfico internacional
Alagoas está entre os 12 estados onde a PF realiza operação o contra tráfico internacional - Foto: Reprodução / CNN

A Polícia Federal cumpre nesta terça-feira (18) um mandado de prisão em Alagoas dentro da Operação Além Mar, que cumpre mandados em 12 estados e no Distrito Federal, no combate ao tráfico internacional de drogas.

No total estão sendo cumpridos 139 mandados de busca e apreensão e 50 mandados de prisão (20 prisões preventivas e 30 prisões temporárias). Participam da ação aproximadamente 630 policiais federais.

Além de Alagoas, os mandados são dirigidos a endereços e pessoas localizados na Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo.

Foi determinado, ainda, pela Justiça Federal o sequestro de aviões (7), helicópteros (5), caminhões (42) e imóveis (35) urbanos e rurais (fazendas) ligados aos investigados e ao esquema criminoso, além do bloqueio judicial do valor de R$ 100 milhões.

Contatada pelo 7Segundos, a assessoria de comunicação da Polícia Federal em Alagoas não confirmou a prisão do alvo, uma vez que ela está sendo coordenada pela PF em Pernambuco.

Procurada, a assessoria de comunicação da PF em Pernambuco não forneceu detalhes da operação deflagrada no Estado.

Investigações

As investigações foram iniciadas no ano de 2018, a partir de informações difundidas à Polícia Federal pela National Crime Agency – NCA, como resultado de parceria estabelecida para reprimir o tráfico de cocaína destinada à Europa.

Ficou constatado que quatro organizações criminosas atuavam para exportar toneladas de drogas para a Europa via portos brasileiros, especialmente através Porto de Natal/RN.

Mesmo diante da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e o isolamento social imposto, o esquema criminoso não foi interrompido, tendo sido apreendidos, entre os meses de março e julho deste ano, mais de 1,5 tonelada de cocaína.