Ufal oferta curso de programação para alunos da rede municipal de Alagoas
São 200 vagas gratuitas em parceria com a AMA

O Laboratório de Estatística e Ciência dos Dados do Instituto de Matemática da Ufal (LED/IM) promove o curso Pensamento Computacional, Programação e Aplicações à Matemática voltado para alunos das redes municipais de Alagoas. A parceria é com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e oferta 200 vagas para estudantes matriculados a partir do 9º ano.
O curso é totalmente gratuito, com início no dia 31 de agosto, e vai usar plataformas como o Code.org e o Google Colab para ensinar elementos básicos do pensamento computacional e da programação, utilizados para resolver alguns problemas lógicos e matemáticos. Um material próprio também foi desenvolvido para guiar os alunos nas atividades que encerram no final de novembro.
Para cumprir a carga horária de quatro horas semanais, os estudantes precisam ter acesso a um computador com internet, ou celular, pelo menos dois dias por semana. Sem um horário marcado para aulas, há flexibilidade em escolher os melhores horários para assistir as videoaulas e executar as tarefas. As inscrições dos alunos da rede municipal devem ser feitas pelo site da AMA, clicando aqui.
A Ufal e a AMA já mantém uma parceria de muitos anos na realização da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). De acordo com o professor Krerley Oliveira, organizador local do evento e que está à frente do curso, o desafio agora é continuar o estímulo na disciplina mesmo durante a pandemia da covid-19.
“Tivemos que ser criativos para levar conhecimento e acesso às novas tecnologias para todos, não importando se o aluno está no sertão ou no litoral, desde que tenha acesso à internet e um computador ou celular. Temos grandes expectativas que cursos como esse possam semear a vontade e curiosidade em nossos alunos e estimular a formação de profissionais na área de tecnologia, tão necessários para nosso Estado", destacou.
O curso Pensamento Computacional, Programação e Aplicações à Matemática é promovido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) em todo o país na Plataforma Mentores e, em Alagoas será ministrado pela equipe do LED/Ufal. A cada semana será ofertado conteúdo novo e questões pertinentes e desafiadoras para a prática do que foi trabalhado nas videoaulas.
Além disso, os mentores dos cursos de Matemática, Engenharia da Computação e Ciência da Computação da Ufal ficarão responsáveis pelo suporte aos alunos por meio das redes sociais nas segundas, quartas e sextas, sempre das 14h às 16h.
Mais informações, no site da Obmep. Conheça mais sobre o LED aqui.
Últimas notícias

Sesau discute fluxo de acesso a medicamento que evita infecções em recém-nascidos

Mulher é vítima de ameaças por parte do ex-companheiro em Olho d’Água do Casado

Entregadores por aplicativo protestam na Avenida Fernandes Lima, em Maceió

Paraguai investiga ataque hacker do Brasil, que culpa gestão Bolsonaro

Protagonismo das vereadoras na Câmara de Maceió fortalece a defesa pelos direitos das mulheres

Compras em sites internacionais ficam mais caras, a partir desta terça (1º), em AL
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
