Alagoas

Ufal oferta curso de programação para alunos da rede municipal de Alagoas

São 200 vagas gratuitas em parceria com a AMA

Por Ascom Ufal 21/08/2020 16h04
Ufal oferta curso de programação para alunos da rede municipal de Alagoas
São 200 vagas gratuitas em parceria com a AMA - Foto: Ascom Ufal

O Laboratório de Estatística e Ciência dos Dados do Instituto de Matemática da Ufal (LED/IM) promove o curso Pensamento Computacional, Programação e Aplicações à Matemática voltado para alunos das redes municipais de Alagoas. A parceria é com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e oferta 200 vagas para estudantes matriculados a partir do 9º ano.

O curso é totalmente gratuito, com início no dia 31 de agosto, e vai usar plataformas como o Code.org e o Google Colab para ensinar elementos básicos do pensamento computacional e da programação, utilizados para resolver alguns problemas lógicos e matemáticos. Um material próprio também foi desenvolvido para guiar os alunos nas atividades que encerram no final de novembro.

Para cumprir a carga horária de quatro horas semanais, os estudantes precisam ter acesso a um computador com internet, ou celular, pelo menos dois dias por semana. Sem um horário marcado para aulas, há flexibilidade em escolher os melhores horários para assistir as videoaulas e executar as tarefas. As inscrições dos alunos da rede municipal devem ser feitas pelo site da AMA, clicando aqui.

A Ufal e a AMA já mantém uma parceria de muitos anos na realização da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). De acordo com o professor Krerley Oliveira, organizador local do evento e que está à frente do curso, o desafio agora é continuar o estímulo na disciplina mesmo durante a pandemia da covid-19.

“Tivemos que ser criativos para levar conhecimento e acesso às novas tecnologias para todos, não importando se o aluno está no sertão ou no litoral, desde que tenha acesso à internet e um computador ou celular. Temos grandes expectativas que cursos como esse possam semear a vontade e curiosidade em nossos alunos e estimular a formação de profissionais na área de tecnologia, tão necessários para nosso Estado", destacou.

O curso Pensamento Computacional, Programação e Aplicações à Matemática é promovido pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) em todo o país na Plataforma Mentores e, em Alagoas será ministrado pela equipe do LED/Ufal. A cada semana será ofertado conteúdo novo e questões pertinentes e desafiadoras para a prática do que foi trabalhado nas videoaulas.

Além disso, os mentores dos cursos de Matemática, Engenharia da Computação e Ciência da Computação da Ufal ficarão responsáveis pelo suporte aos alunos por meio das redes sociais nas segundas, quartas e sextas, sempre das 14h às 16h.

Mais informações, no site da Obmep. Conheça mais sobre o LED aqui.