Procuradores elegem nova composição do CSPGE
De forma promissora, Procuradores votaram on-line durante todo o dia; conselheiros terão mandato para o biênio 2020/2022
De forma promissora, com uma eleição on-line, os Procuradores de Estado elegeram nesta quinta-feira a nova composição do Conselho Superior da Procuradoria Geral do Estado para o biênio 2020/2022.
Foram eleitos titulares: Roberto Tavares Mendes Filho (55), Sérgio Henrique Tenório de Sousa Bomfim (48), Vanessa Oiticica De Paiva Tenório Guimarães (44), Leonardo Máximo Barbosa (44), Lívia de Oliveira Lage (43) e Newton Vieira da Silva (42); os três suplentes eleitos foram Evandro Pires de Lemos Júnior (39), Teodomiro Andrade Neto (36) e Maurício De Carvalho Rêgo (35); e os demais Sérgio Ricardo Freire De Sousa Pepeu (30), Rosana Cólen Moreno (19) e Walter Campos de Oliveira com 12 votos. Ao todo votaram 82 procuradores, mais até do que a última votação presencial.
A apuração saiu automaticamente já que o Sistema Helios permite essa velocidade na apuração dos votos online. Durante todo o dia a Assessoria de Informática permaneceu atenta caso algum Procurador tivesse dificuldade no acesso ao sistema de votação - que é bastante utilizado por instituições públicas e privadas, em razão da praticidade, rapidez de votação, apuração, segurança, com auditoria aberta ao público, tratando-se de um software livre.
Ao final do processo, a comissão eleitoral composta pelos Procuradores: Emmanuele Araújo Pacheco Marroquim, Ana Carolina Menezes Calheiros e Luís Fernando Demartine, através de uma vídeochamada proferiu o resultado.
O Procurador-Geral do Estado, Francisco Malaquias, destacou a percepção dos colegas em abraçar com afinco o voto online como uma novidade entendendo o momento de pandemia com a necessidade do isolamento social. Ele deixou uma mensagem agradecendo a antiga composição do colegiado e torcendo que a nova composição obtenha resultados positivos durante o biênio. A seleção do programa para a votação foi feita com o apoio de Marcelo Queiroz Oliveira, técnico administrativo da UFAL e que foi Diretor do Núcleo de Tecnologia da Informação da universidade.
O QUE É
O Conselho Superior é órgão superior de deliberação coletiva, tem por finalidade o controle da observância dos princípios institucionais da Advocacia Geral do Estado e a supervisão das atividades da Procuradoria Geral do Estado, conforme dispõe o art, 6º, da Lei Complementar nº 07, de 18 de julho de 1991. É integrado pelo procurador-geral do Estado, que o preside, e por conselheiros eleitos pelos integrantes da categoria ativos.
Veja também
Últimas notícias
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Homem morre afogado no Pontal de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas
Bell Marques puxa bloco em Maceió e celebra energia do público no primeiro dia do ano
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
