PGE autoriza licitação para reforma e ampliação do Hospital Helvio Auto
Hospital será o único na rede pública a ter sistema de pressão negativa
Em despacho publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) do dia 21 de agosto, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) aprovou o certame licitatório para a realização das obras de reforma e ampliação do Hospital Escola Dr. Helvio Auto. As obras incluem a ampliação da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de sete para dez leitos, a adequação do sistema de climatização, e o insuflamento de ar e exaustão mecânica (pressão negativa) em unidades e consultórios.
A demanda vem sendo tratada entre a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), a reitoria da Uncisal e a gerência do Helvio Auto desde o início deste ano. O projeto ganhou força com o advento da pandemia de Covid-19, visto a necessidade de aumento de capacidade da UTI para atender a quantidade de pacientes com doenças infectocontagiosas, além da instalação do sistema de exaustão mecânica de ar (pressão negativa), uma vez que este é o único hospital do estado referência para o tratamento de doenças infectocontagiosas tanto para a rede pública quanto a privada.
A pressão negativa é uma técnica de isolamento usada em hospitais e centros médicos para prevenir contaminações de um quarto a outro. Ela conta com um sistema de ventilação de alta tecnologia que gera pressão negativa para permitir que o ar flua para dentro da sala de isolamento, mas não escape do quarto. Esta técnica é usada para isolar pacientes com doenças contagiosas por vias aéreas.
Este tipo de exaustão é mantido por um sistema de ventilação que remove mais ar da sala do que permite entrar no recinto. Num quarto com pressão negativa, a direção do fluxo de ar é do exterior do quarto para o interior do quarto. Por isso ele impede que o ar de dentro do quarto escape para o corredor evitando a contaminação do mesmo.
“O aumento dos leitos de UTI, assim como a instalação da pressão negativa, é uma demanda muito antiga do hospital. Ao final da obra, teremos 29 leitos com pressão negativa, o que representa uma vitória muito grande, um ganho inestimável para a qualidade da assistência prestada aos nossos pacientes, assim como uma medida de segurança indispensável para prevenir a contaminação entre os internos e resguardar a saúde de nossos profissionais”, declarou Alceny Pereira, gerente de Gestão Hospitalar do Helvio Auto.
Após algumas visitas técnicas para avaliação do espaço, os engenheiros da Sesau elaboraram o projeto arquitetônico para reforma e o anexaram ao processo. Todo o projeto foi feito de acordo com a orientação técnica da Assessoria de Serviços de Engenharia e Arquitetura da Sesau. O processo segue agora para a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) para a conclusão do trâmite processual.
Veja também
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
