Alagoas teve o menor índice de sindicalização do país em 2019
Os dados são da PNAD Contínua Características Adicionais do Mercado de Trabalho 2019

Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (26) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE),apontou que a taxa de sindicalização de trabalhadores alagoanos é a mais baixa do país .
Os dados são da PNAD Contínua Características Adicionais do Mercado de Trabalho 2019, que investiga um conjunto de informações sobre força de trabalho e apresenta indicadores como associação a sindicato, registro no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica - CNPJ; associação a cooperativa de trabalho e produção, entre outros.
Na região nordeste, o percentual de sindicalização era estimado em 12,8% em 2019, índice acima da média observada para o Brasil (11,2%). O Rio de Janeiro, com 6,9%, era o segundo estado com a mais baixa taxa.
Em Alagoas, o percentual das pessoas ocupadas e com idade para trabalhar que estavam associadas a sindicato passou de 6,7% para 6,1% no ano de 2019. Trata-se da menor taxa registrada entre todos os estados do país. Em números absolutos, passou de 66 mil para 63 mil.
A pesquisa ainda aponta que 12,2% dos trabalhadores por conta própria em Alagoas tinham CNPJ em 2019, o que representa uma queda de 2,9% frente aos 15,1% observados no ano imediatamente anterior. A redução no estado alagoano foi, percentualmente, a segunda maior do Brasil, já que o Tocantins registrou uma queda de 3%.
O que os resultados indicam é que embora o contingente de trabalhadores por conta própria tenha crescido 5,7% em Alagoas no ano de 2019, alcançando 277 mil pessoas, a parcela que possuía CNPJ não acompanhou o mesmo ritmo, ocasionando a queda percentual.
Em relação ao início da série histórica, em 2012, a população de trabalhadores por conta própria sofreu redução (eram 293 mil). Já a quantidade que possuía CNPJ subiu para 34 mil (eram 30 mil).
Número de empregadores aumenta, mas parcela com CNPJ sofre queda
Em 2018, estimava-se que Alagoas tinha 25 mil empregadores, dos quais 20 mil possuíam CNPJ, o que representava 77,5% do total. Em 2019, embora o número de empregadores com CNPJ tenha passado para 21 mil, o contingente empregador total foi de 28 mil, representando uma queda percentual para 74% dos empregadores com CNPJ. Houve mais empregadores, mas a maior parte deles sem o CNPJ.
A pesquisa também revelou uma queda para 5,2% no percentual de pessoas com idade para trabalhar que estavam ocupadas e associadas à cooperativa de trabalho ou produção. O índice era de 7,6% em 2018 e 6,4% em 2012.
Últimas notícias

Brota na Grota atende moradores do Vergel do Lago nesta sexta-feira (25)

Último adolescente foragido do sistema socioeducativo é recapturado na Santa Lúcia

Após live na UTI, STF intima Bolsonaro em hospital de Brasília

Anvisa aprova medicamento para retardar avanço do Alzheimer

Defensoria Pública alerta sobre tentativas de golpe de falsos defensores

Mãe de Roberta Dias afirma acreditar que jurados serão convencidos a condenar réus
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
