OMS: “Abrir economia sem ter controlado o vírus é receita para o desastre”
Tedros Ghebreyesus, diretor-geral da entidade, criticou retorno às atividades sem que transmissão da Covid-19 esteja sob controle

Durante entrevista coletiva, na tarde desta segunda-feira (31/8), o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, voltou a falar que a pandemia de coronavírus ainda não acabou e que abrir a economia sem ter controlado o vírus é uma “receita para o desastre”.
“Depois de oito meses, as pessoas estão cansadas e querem seguir suas vidas, os países querem recuperar a economia. Isso também é o que a OMS quer. Queremos a volta das crianças nas escolas, as pessoas em seus trabalhos, mas defendemos que isso ocorra de forma segura”, afirmou o diretor-geral.
Ele alerta que a pandemia ainda não acabou, e que o vírus, além de se espalhar rapidamente, é fatal. “Se governos querem abrir suas sociedades, precisam se comprometer em acabar com a transmissão”, disse. “Esse equilíbrio pode ser feito, apesar de parecer impossível.”
A infectologista responsável pela resposta da entidade à pandemia, Maria Van Kerkhove, explicou ainda que o “novo normal” inclui mudanças no dia a dia para evitar a contaminação. A necessidade de distanciamento de pelo menos um metro, de uso de máscara e de higiene das mãos foi reforçada. Ela lembrou que a decisão de seguir as recomendações é uma responsabilidade pessoal.
Tedros terminou a coletiva alertando que tem ouvido alguns países dizendo que “só os idosos estão morrendo”. Para ele, considerar a morte de pessoas mais velhas como natural é uma “falência moral” da sociedade. “Toda vida é necessária, temos que fazer de tudo para salvá-las”, afirmou.
Veja também
Últimas notícias

Com recurso destinado por Alfredo Gaspar, Centro Cirúrgico do Hospital Santa Rita é inaugurado em Palmeira

Orquestra Sinfônica Brasileira traz Programa Conexões Musicais para Penedo

Primeira capacitação do catálogo Raízes Criativas reuniu mais de 50 empreendedoras

Após quase 40 anos sem contato, moradora de São Paulo procura por parentes em Arapiraca

Suspeito de homicídios e ataques incendiários, traficante morre em confronto com a polícia de AL

Dani da Elba provoca prefeito de Sorocaba após vídeo viral sobre praias do Nordeste
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
