Internações pelo SUS lideram atendimentos em hospitais em AL
Mulheres ainda são as que mais procuram atendimento médico
O Sistema Único de Saúde (SUS) atendeu a maioria dos alagoanos que precisaram de internações em hospitais. Os números foram divulgados pela Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) nesta sexta-feira (04) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Sete em cada dez internações por 24 horas ou mais em Alagoas, no ano de 2019, foram através da saúde pública, o que corresponde a 77% de todos os atendimentos. A sétima maior proporção entre as os Estados. No Brasil, 64,6% das internações foram através do SUS.
Na análise da cor ou raça em Alagoas, 68,9% das pessoas brancas se internaram por 24 horas ou mais através do SUS, 73,1% entre os pretos e 81,7% dos pardos.
No módulo relacionado à utilização dos serviços de saúde, os dados indicam que 71,6% dos alagoanos consultaram um médico nos últimos 12 meses anteriores à data da entrevista.
Mulheres ainda são a maioria que procuram consultas com 79,2%. Já os homens que foram ao médico em 2019, somaram 63,1% entre os alagoanos.
A edição de 2019 da PNS foi realizada em parceria com o Ministério da Saúde em 108 mil domicílios, dos quais mais de três mil integravam a amostra em Alagoas.