Ex-reitora da UFAL se candidata à prefeitura de Maceió
Valéria Correia assume candidatura do PSOL após desistência de Basile Christopoulos

O PSOL anunciou a ex-reitora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Valéria Correia, como pré-candidata à prefeitura de Maceió. Ela assume o posto deixado pelo professor Basile Christopoulos que desistiu de participar das eleições municipais deste ano.
Basile não revelou os motivos que o levaram a abrir mão de sua candidatura, mas informou que apoiará a indicação de seu partido.
Com a chegada de Valéria Dantas para a disputa majoritária, o atual cenário político da Capital fica com a participação de duas mulheres. A jornalista Lenilda Luna é a outra pré-candidata pela Unidade Popular (UP).
A assessoria de comunicação do PSOL enviou nota à imprensa sobre a escolha de Valéria Correia. Confira o texto na íntegra:
Valéria é ex-reitora da UFAL e deixou um legado histórico na universidade: primeira reitora assistente social do Brasil; implementou o nome social na UFAL para travestis, transexuais, transgêneros e intergêneros; também a política de cotas para negros, quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência na Pós-Graduação; abriu e reformou restaurantes universitários, sendo o nome de um deles Marielle Franco; implementou a aquisição de alimentos para os Restaurantes Universitários com associações e cooperativas da agricultura familiar e convênios ligados à vários movimentos sociais; um dos seus principais legados foi a abertura de diálogo com os movimentos sociais promovendo o 1° Fórum Popular Universitário e, instituindo o Conselho Consultivo Popular da Universidade; na contramão dos cortes de recursos do atual governo federal ampliou bolsas estudantis e de pesquisa.
Foi em sua gestão que a UFAL alcançou a primeira posição na diminuição da evasão estudantil e os melhores indicadores de qualidade da Ufal a nivel nacional e internacional. Realizou a maior Bienal de todos os tempos da UFAL nas ruas de Jaraguá integrando-se à cidade e democratizando a leitura à população.
Valéria também é uma das principais mobilizadoras do Fórum Alagoano em Defesa do SUS e da Frente Nacional contra a privatização da saúde e que, quando à frente da gestão do Hospital Universitário, inaugurou um ambulatório para a população trans com atendimentos de média e alta complexidade, também espaço para atendimento à população indígena, além de ter ampliado diversos serviços no HU, aumentando leitos na UTI, internações, cirurgias e exames.
Sua popularidade entre pessoas em situação de rua, até hoje, não é obra do acaso. É fruto de reconhecimento por parte dessa parcela subalternizada de nosso povo. É fruto de sua atuação na fundação da Pastoral do Menor que, posteriormente, se tornaria Movimentos Meninos e Meninas de Rua. Participou da Pastoral da Juventude e foi fundadora da Pastoral Universitária. Atuou na Secretaria Estadual de Saúde, quando deu início à implantação dos Conselhos de Saúde, o controle social, no período de redemocratização do país. Coordenou equipes de assessoria de Serviço social nas Secretaria Estadual de Educação e Secretaria Estadual de Saúde.
Participou da criação dos conselhos municipais de saúde e organização de conferências municipais em Alagoas e coordenou a III Conferência Estadual de Saúde.
Valéria é pre-candidata à prefeitura de Maceió para construir uma gestão que respeite e dialogue com o povo e combata as injustiças sociais em Maceió.
Últimas notícias

Músicos arapiraquenses criam projeto "Os Poetas Estão Vivos" para homenagear grandes nomes do rock nacional

Deputado Fabio Costa cobra justiça por Daniela, jovem violentada que ficou com sequelas no interior de Alagoas

Polícia cumpre mandado de busca e apreensão em Olho d’Água das Flores

Quarta edição da FliPenedo acontece de 09 a 12 de abril

Secretaria de Saúde de Penedo presta contas ao Conselho Municipal de Saúde

Programa Saúde Até Você leva assistência médica ao Trapiche da Barra nesta sexta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
