Política

Ex-reitora da UFAL se candidata à prefeitura de Maceió

Valéria Correia assume candidatura do PSOL após desistência de Basile Christopoulos

Por 7Segundos 10/09/2020 17h05
Ex-reitora da UFAL se candidata à prefeitura de Maceió
Valéria Correia é pré-candidata a prefeitura de Maceió pelo PSOL - Foto: Assessoria

O PSOL anunciou a ex-reitora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Valéria Correia, como pré-candidata à prefeitura de Maceió. Ela assume o posto deixado pelo professor Basile Christopoulos que desistiu de participar das eleições municipais deste ano.

Basile não revelou os motivos que o levaram a abrir mão de sua candidatura, mas informou que apoiará a indicação de seu partido.

Com a chegada de Valéria Dantas para a disputa majoritária, o atual cenário político da Capital fica com a participação de duas mulheres. A jornalista Lenilda Luna é a outra pré-candidata pela Unidade Popular (UP).

A assessoria de comunicação do PSOL enviou nota à imprensa sobre a escolha de Valéria Correia. Confira o texto na íntegra:

Valéria é ex-reitora da UFAL e deixou um legado histórico na universidade: primeira reitora assistente social do Brasil; implementou o nome social na UFAL para travestis, transexuais, transgêneros e intergêneros; também a política de cotas para negros, quilombolas, indígenas e pessoas com deficiência na Pós-Graduação; abriu e reformou restaurantes universitários, sendo o nome de um deles Marielle Franco; implementou a aquisição de alimentos para os Restaurantes Universitários com associações e cooperativas da agricultura familiar e convênios ligados à vários movimentos sociais; um dos seus principais legados foi a abertura de diálogo com os movimentos sociais promovendo o 1° Fórum Popular Universitário e, instituindo o Conselho Consultivo Popular da Universidade; na contramão dos cortes de recursos do atual governo federal ampliou bolsas estudantis e de pesquisa.

Foi em sua gestão que a UFAL alcançou a primeira posição na diminuição da evasão estudantil e os melhores indicadores de qualidade da Ufal a nivel nacional e internacional. Realizou a maior Bienal de todos os tempos da UFAL nas ruas de Jaraguá integrando-se à cidade e democratizando a leitura à população.

Valéria também é uma das principais mobilizadoras do Fórum Alagoano em Defesa do SUS e da Frente Nacional contra a privatização da saúde e que, quando à frente da gestão do Hospital Universitário, inaugurou um ambulatório para a população trans com atendimentos de média e alta complexidade, também espaço para atendimento à população indígena, além de ter ampliado diversos serviços no HU, aumentando leitos na UTI, internações, cirurgias e exames.

Sua popularidade entre pessoas em situação de rua, até hoje, não é obra do acaso. É fruto de reconhecimento por parte dessa parcela subalternizada de nosso povo. É fruto de sua atuação na fundação da Pastoral do Menor que, posteriormente, se tornaria Movimentos Meninos e Meninas de Rua. Participou da Pastoral da Juventude e foi fundadora da Pastoral Universitária. Atuou na Secretaria Estadual de Saúde, quando deu início à implantação dos Conselhos de Saúde, o controle social, no período de redemocratização do país. Coordenou equipes de assessoria de Serviço social nas Secretaria Estadual de Educação e Secretaria Estadual de Saúde.

Participou da criação dos conselhos municipais de saúde e organização de conferências municipais em Alagoas e coordenou a III Conferência Estadual de Saúde.

Valéria é pre-candidata à prefeitura de Maceió para construir uma gestão que respeite e dialogue com o povo e combata as injustiças sociais em Maceió.