70 anos da televisão: primeiras transmissões em AL ocorreram nos anos 1960
Televisores públicos eram instalados nas praças da capital
Nesta sexta-feira (18) o meio de comunicação mais popular do país completa 70 anos. A televisão teve suas primeiras transmissões na região Sudeste, e a “novidade” chegou em Alagoas, dez anos depois.
Os primeiros sinais eram gerados em Recife, Pernambuco, pelas TV Rádio Clube de Pernambuco (Rede Tupi), canal 6 e TV Jornal do Commercio, canal 2. Ele chegava muito fraco à capital alagoana, mesmo assim a inovação despertou o interesse em muita
A TV Jornal do Commercio montou uma repetidora em Maceió em 23 de maio de 1963 e todas as quartas-feiras, o radialista Luiz Tojal, responsável por relatar o que estava acontecendo em Alagoas.
E entre falhas nos sinais até as instalações de antenas melhores, a primeira experiência com uma emissora de televisão alagoana aconteceu em Maceió no ano de 1968. A notícia sobre essa iniciativa foi publicada no Diário de Pernambuco de 17 de janeiro de 1968. “Desde ontem funciona a TV-Maceió, Canal 2, em fase experimental. A primeira emissora de televisão de Alagoas pertence a um grupo econômico liderado pelo sr. Napoleão Barbosa”.
Continuou a nota: “Nas emissões iniciais, imagem e som apresentaram boa recepção em vários locais. Tendo o técnico Nagib Mohallem Filho informado que a tendência é melhorar cada vez mais, pois funcionará, a partir de hoje, com antena que transmite em todas as direções e com melhor qualidade”.
“Ainda nos anos 70, a Estação de Micro-ondas da Santa Amélia serviu também para a experiência de se colocar no ar a geração de sinais de uma estação de televisão; empresários alagoanos, liderados pelo coronel Adávio Sabino, conseguiram equipamentos de teste e chegaram a colocar no ar as imagens do que seria a TV Pajussara; diariamente, às vinte horas, pequeno noticiário era levado ao ar com a apresentação de Sabino Romariz”, relata o texto.
A primeira concessão para o funcionamento de uma emissora alagoana foi conseguida pela Fundação TV Educativa de Alagoas, dirigida por Pedro Torres Neto, Carlos Alberto Mendonça e Rubens Vilar.
Em junho de 1969, o então governador Lamenha Filho assinou um decreto-lei criando a TV Educativa, que funcionaria sob a responsabilidade da Secretaria de Educação do Estado de Alagoas.
Atualmente, o Estado tem três emissoras com sinal aberto, sendo filiais da TV Globo, RecordTV e SBT.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
