Alagoas

70 anos da televisão: primeiras transmissões em AL ocorreram nos anos 1960

Televisores públicos eram instalados nas praças da capital

Por 7Segundos com História de Alagoas 18/09/2020 14h02
70 anos da televisão: primeiras transmissões em AL ocorreram nos anos 1960
Luiz Tojal foi o primeiro apresentador alagoano a ter sua imagem na TV (1966) - Foto: Reprodução

Nesta sexta-feira (18) o meio de comunicação mais popular do país completa 70 anos. A televisão teve suas primeiras transmissões na região Sudeste, e a “novidade” chegou em Alagoas, dez anos depois.

Os primeiros sinais eram gerados em Recife, Pernambuco, pelas TV Rádio Clube de Pernambuco (Rede Tupi), canal 6 e TV Jornal do Commercio, canal 2. Ele chegava muito fraco à capital alagoana, mesmo assim a inovação despertou o interesse em muita 

A TV Jornal do Commercio montou uma repetidora em Maceió em 23 de maio de 1963 e todas as quartas-feiras, o radialista Luiz Tojal, responsável por relatar o que estava acontecendo em Alagoas.

E entre falhas nos sinais até as instalações de antenas melhores, a primeira experiência com uma emissora de televisão alagoana aconteceu em Maceió no ano de 1968. A notícia sobre essa iniciativa foi publicada no Diário de Pernambuco de 17 de janeiro de 1968. “Desde ontem funciona a TV-Maceió, Canal 2, em fase experimental. A primeira emissora de televisão de Alagoas pertence a um grupo econômico liderado pelo sr. Napoleão Barbosa”.

Continuou a nota: “Nas emissões iniciais, imagem e som apresentaram boa recepção em vários locais. Tendo o técnico Nagib Mohallem Filho informado que a tendência é melhorar cada vez mais, pois funcionará, a partir de hoje, com antena que transmite em todas as direções e com melhor qualidade”.

“Ainda nos anos 70, a Estação de Micro-ondas da Santa Amélia serviu também para a experiência de se colocar no ar a geração de sinais de uma estação de televisão; empresários alagoanos, liderados pelo coronel Adávio Sabino, conseguiram equipamentos de teste e chegaram a colocar no ar as imagens do que seria a TV Pajussara; diariamente, às vinte horas, pequeno noticiário era levado ao ar com a apresentação de Sabino Romariz”, relata o texto.

A primeira concessão para o funcionamento de uma emissora alagoana foi conseguida pela Fundação TV Educativa de Alagoas, dirigida por Pedro Torres Neto, Carlos Alberto Mendonça e Rubens Vilar.

Em junho de 1969, o então governador Lamenha Filho assinou um decreto-lei criando a TV Educativa, que funcionaria sob a responsabilidade da Secretaria de Educação do Estado de Alagoas.

Atualmente, o Estado tem três emissoras com sinal aberto, sendo filiais da TV Globo, RecordTV e SBT.