Fernando Pereira dialoga com a Ufal sobre expansão do ensino superior
Encontro que aconteceu na reitoria da Universidade, no Campus Maceió
A expansão no acesso à educação superior para a região Sul de Alagoas foi o tema da reunião ocorrida na tarde desta segunda-feira (21), entre a vice-reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Eliane Cavalcanti, a deputada estadual Jó Pereira e o pré-candidato à prefeitura de São Miguel dos Campos, Fernando Pereira.
O encontro que aconteceu na reitoria da Universidade, no Campus Maceió, contou com a presença também do coordenador Institucional de Educação à Distância (CIED), José Geraldo, e o chefe de gabinete, Ubirajara Oliveira.
Pontuando as notas conquistadas pelos municípios de Teotônio Vilela, Junqueiro e Campo Alegre no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), a deputada Jó Pereira ressaltou a importância de que São Miguel dos Campos possa seguir o mesmo caminho: "As outras cidades da região estão se destacando nas áreas da saúde e educação e São Miguel não está conseguindo acompanhar este avanço. Precisamos que todas cresçam juntas para o desenvolvimento da região".
José Geraldo informou sobre a possibilidade de instalação de um Polo Presencial em São Miguel dos Campos, para a oferta de cursos na modalidade EAD (Ensino à Distância). "Podemos levar alguns cursos para o município, de acordo com os editais que são apresentados, nos quais fazemos uma parceria com a prefeitura, que precisa ofertar a estrutura, como ceder um colégio para que as eventuais aulas presenciais ocorram”, explicou o coordenador, acrescentando que, entre cursos que podem ser ofertados estão Geografia, Química, Letras e outros, a depender da demanda da região.
Caso o polo se concretize, cursos na modalidade EAD, inclusive especializações em áreas diversas, de outras instituições, como Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Uncisal e Uneal, também poderão ser ofertados.
Parcerias
A vice-reitora enfatizou que a Ufal está disponível para realizar parcerias, expandindo a educação em todo o estado, e reforçou a importância de fortalecer a educação à distância, que tem a mesma qualidade dos cursos presenciais. "Vocês terão todo apoio da instituição para que isso aconteça", pontuou Eliane Cavalcanti, lembrando que a instalação de um Polo Presencial na modalidade EAD é o primeiro passo para viabilizar, futuramente, a construção de um Campus da Ufal no município.
Para Fernando Pereira, é fundamental o investimento na educação para o desenvolvimento dos municípios, entre eles São Miguel dos Campos. "Precisamos fazer esse investimento em todos os níveis educacionais para que a cidade se desenvolva. Além de levarmos até a população o acesso ao ensino superior de forma mais fácil, evitamos o deslocamento, para outros municípios, dos estudantes, principalmente os de São Miguel dos Campos, onde a estrutura de apoio a eles poderia ser melhor, inclusive no transporte estudantil”, defendeu.
Tanto Fernando quanto Jó Pereira lembraram, por fim, que é muito importante para o desenvolvimento da região Sul como um todo que São Miguel dos Campos se torne um polo de serviços e uma referência também nas áreas da saúde e educação.
Hoje a Ufal possui 11 polos centrais de EAD em todo estado.
Últimas notícias
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
