Sociedade Brasileira de Mastologia lança campanha do Outubro Rosa em Alagoas
Estima-se que é possível reduzir em até 28% o risco de desenvolvimento da doença
Em fevereiro de 2020, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) divulgou que mais de 66 mil novos casos de câncer de mama estão previstos para cada ano do triênio 2020-2022. E exatamente para tentar reduzir esta estimativa é que a Sociedade Brasileira de Mastologia traz como tema da campanha deste ano do Outubro Rosa: quanto antes melhor.
A médica Lígia Teixeira, presidente da SBM – regional Alagoas, explica que a ideia é alertar a população para a importância da prevenção, que nada mais é do que praticar um estilo de vida saudável. O diagnóstico precoce envolve consultas regulares ao Mastologista e a realização de mamografia anualmente a partir de 40 anos de idade. “Quanto antes tomarmos estas iniciativas, maiores são as chances de cura”, pontuou.
De acordo com ela, a vida moderna e acelerada contribui para o desenvolvimento de um câncer de mama que é uma doença de causa multifatorial, onde obesidade, estresse e sedentarismo estão diretamente relacionados. “A Covid-19 nos trouxe um novo olhar para a nossa vida, sobretudo, quanto a importância de cuidar da nossa saúde, então, adotar um estilo de vida saudável com a prática de exercícios físicos e boa alimentação sem dúvidas contribuem para evitar o câncer de mama”, afirmou.
Estima-se que por meio da alimentação saudável e da prática de atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de desenvolvimento da doença. A médica revela que não existe um alimento coringa para proteger contra o câncer, contudo, o ideal é evitar alimentos gordurosos e consumo de bebida alcoólica. “A prática de exercícios físicos deve ser adotada para a vida toda. Ela diminui o estresse, ajuda no controle do peso, fatores que também influenciam no desenvolvimento de câncer de mama”, garantiu.
Veja também
Últimas notícias
São Sebastião realiza 1º Fórum do Selo Unicef e reforça políticas para a juventude
Por unanimidade, STF mantém decisão sobre perda do mandato de Zambelli
Formação original do Barão Vermelho se reúne para a turnê em 2026
Hapvida é condenado a pagar indenização após negar cirurgia à paciente com risco de morte
Celular Seguro passa a bloquear também aparelhos sem o app instalado
Som na Vila realiza ‘confra’ de apreciadores de vinil em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
