Deic divulga resultado de ações realizadas nos últimos seis meses
Ao todo, 16 organizações criminosas foram desarticuladas
A Divisão Especial de Investigações e Capturas (Deic) divulgou nesta quarta-feira (30) o resultado das ações realizadas nos últimos seis meses, incluindo prisões em flagrante, armas apreendidas, mandados de prisão cumpridos e quantidade de organizações criminosas desarticuladas.
O delegado Gustavo Henrique, que está à frente da Gerência de Recursos Especiais (GRE/DEIC), desde o mês de março deste ano, informou que, em um trabalho que envolveu as diversas seções daquela divisão (Capturas, Roubo a Bancos, Tático Integrado de Grupos de Resgates Especiais – Tigre, Antissequestro e Assessoria Técnica de Inteligência), 16 organizações criminosas foram desarticuladas, de março a agosto.
“Desse total, 11 delas eram comandadas pelas principais facções criminosas que atuam no país e também em Alagoas”, salientou o delegado.
No mês de março, foram desarticulados grupos criminosos que atuavam nas cidades de Maragogi e Palmeira dos Índios, em operações denominadas Contumaz e Rota 115.
O mês de abril apresentou o maior número de desmantelamento de organizações criminosas, nos últimos seis meses, num total de seis grupos.
As ações foram denominadas de Naufrágio, que alcançou os municípios de Coqueiro Seco e Maceió; DER, realizada em Arapiraca; Lacaio, no bairro Cidade Universitária, em Maceió; Contensão, no Conjunto Virgem dos Pobres III, em Maceió; Desmembramento, nos bairros Clima Bom e Cidade Universitária, em Maceió; e Irmandade, nos bairros Mangabeiras e Ipioca, também na Capital.
Em maio, foi desencadeada a operação Neutra, com o desmantelamento de grupo criminoso que atuava na localidade Vale do Reginaldo, em Maceió; e em junho, a operação Mar Vermelho, desarticulou organização com atuação na cidade de Marechal Deodoro.
O mês de julho foi marcado pelas operações Grande Família que desarticulou uma organização que atuava em Penedo e com ramificações em Pernambuco, e Damas do Crime, responsável pelo desmantelamento de grupo que agia em Maceió e com ramificações em São Paulo e Minas Gerais.
Somente na operação Grande Família, realizada em Penedo, dos 22 presos, envolvidos em crimes homicídio, 18 pertenciam a uma mesma família.
Quatro operações foram deflagradas no mês de agosto: Sevos, com desarticulação de organização que atuava em Maceió, Rio Largo e tinha ramificações no Estado do Mato Grosso; Covil, que desmantelou organização que agia em Maceió, Murici e com ramificações também em Mato Grosso; Leilões, desarticulou organização com atuação na Capital e cidades do interior alagoano; e Festa no Interior, igualmente desmantelou organização com atuação em Maceió e interior.
A Deic também realizou, no período, a Operação Bate e Volta que descobriu um suposto esquema criminoso, que envolvia a transferência supostamente irregular de presos entre unidades do sistema prisional alagoano
Prisões, armas e mandados
A Deic, conforme os dados divulgados, prendeu 86 pessoas em flagrante, entre os meses de março e agosto, numa média de 14,33 pessoas por mês.
As prisões aconteceram em ações realizadas pela Deic, nas diversas cidades do Estado de Alagoas.
Nesses seis meses, a divisão especial da Polícia Civil alagoana realizou a apreensão de 33 armas em suas diversas ações, e cumpriu 193 mandados de prisão.
O delegado Gustavo Henrique afirma que esse resultado positivo se deve ao trabalho abnegado de todos os policiais que integram aquela divisão, bem como o apoio recebido do delegado-geral Paulo Cerqueira e do secretário de Segurança Pública, coronel Lima Júnior.
Ele ressaltou ainda a integração existente em parte dessas ações entre a Deic e as forças policiais locais e, também, de outros estados da federação, enfatizando que, com essa união, só quem ganha é a sociedade, tanto que os índices de criminalidade no Estado decrescem a cada dia.
Veja também
Últimas notícias
Equipes alagoanas vencem Hackathon Oxetech e dividem R$ 20 mil em prêmios no Inova Penedo
Corações da Paz nas Escolas leva cidadania e prevenção à violência ao Benedito Bentes
Pescadores fisgam pintado de cerca de 50 quilos às margens de prainha no interior de SP
Três pessoas são resgatadas após se afogarem na Praia do Francês
China promete ajudar Brasil para evitar colapso na produção de carros
Últimos corpos de pessoas assassinadas em operação no Rio deixam o IML
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
