Contadoria Judicial Unificada cumpre 97,65% dos cálculos judiciais solicitados
Departamento integra a Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas
O cálculo de custas de processos oriundos das unidades judiciárias de Alagoas agora é feito pela Contadoria Judicial Unificada (CJU), instituída através da Resolução Conjunta nº 16, de 28 de abril de 2020. De acordo com as movimentações do setor, de maio a setembro deste ano, foram recebidos 14.410 processos e a equipe conseguiu devolver 14.072 atos já com os cálculos estabelecidos, representando 97,65% das demandas concluídas.
O departamento, que funciona no Fórum do Barro Duro, em Maceió, é integrante da estrutura organizacional da Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas (CGJAL) e tem contribuído de maneira significativa para o andamento dos processos no âmbito de primeiro e segundo graus de jurisdição.
A criação do setor teve o objetivo de unificar e padronizar todos os procedimentos relacionados a cálculos de atualização e liquidações de sentença e, principalmente, das custas processuais, evitando evasão de receita. Atualmente, a unidade conta com 13 servidores e houve mudança para um novo espaço físico, apto a absorver toda a demanda.
?Estamos conseguindo analisar, elaborar e devolver os processos dentro de um prazo bastante satisfatório, mesmo com a grande demanda recebida. Estamos satisfeitos com o trabalho desenvolvido. Gostaria muito de agradecer a essa gestão da Corregedoria Geral da Justiça de Alagoas pelo apoio e empenho dado para que tudo isso realmente saísse do papel?, disse Kerlla Marcia Crisóstomo Gonzaga, coordenadora do setor.
Segundo o juiz auxiliar da CGJ/AL, João Paulo Martins, a Corregedoria tem acompanhado semanalmente a produção da CJU e participado ativamente dessa nova fase junto à gestão do setor. Para o magistrado, a uniformização dos cálculos trouxe benefícios ao Judiciário e sociedade.
?Favorece um maior controle quanto às receitas, impedindo a evasão destas. Também auxilia diretamente a todas as unidades jurisdicionais do Estado, que muitas vezes encontravam enormes dificuldades na elaboração de cálculos, pela própria carência de servidores com formação e conhecimento no tema?, comentou o juiz.
Procedimentos
A CJU elabora os cálculos de acordo com a ordem cronológica em que as solicitações são realizadas, observadas as prioridades legais e determinações de urgência devidamente fundamentadas.
Os magistrados remetem os feitos judiciais à CJU, que realiza a elaboração de custas finais e excepcionais; elaboração de cálculos em liquidação de sentença, nos casos de divergências dos apresentados pelas partes, bem como quando da impossibilidade de apresentação desses cálculos; além da atualização de valores com base nos parâmetros informados pelo magistrado quanto aos juros, correção monetária e termo inicial para aplicação desses parâmetros.
Após praticado o ato contábil ou correlato, o servidor procede a remessa dos autos à unidade judiciária competente. A Resolução nº 16/20 também determina que nos processos já distribuídos, a análise do valor da causa e do pagamento das custas iniciais será realizada, exclusivamente, pelo juiz da causa.
Restrições
Não são analisados pelo órgão pedidos que envolvam custas iniciais, custas processuais referentes a carta precatória, custas complementares, custas relativas a recursos e cálculos de fiança e desarquivamento, bem como para pagamento de 2ª via de formal de partilha e carta de adjudicação.
A Resolução Conjunta nº 16/20 determina ainda que os cálculos das custas finais dos processos que tramitam na 15ª Vara Cível da Capital (Fazenda Municipal) continuem sendo realizados na própria unidade judiciária. A Contadoria, no entanto, poderá prestar apoio à vara, quando necessário.
Últimas notícias
Polícia Civil investiga morte de jovem decapitado em Porto Calvo
Operação policial deixa 64 mortos e é considerada a mais letal da história do RJ
Videomonitoramento da SSP identifica homem com mandado de prisão na Jatiúca
Banco Itaú encerra atividades em Palmeira dos Índios sem aviso prévio
Navegando na nova era: o impacto das criptomoedas no investimento moderno
Alfredo Gaspar denuncia “blindagem de criminosos” e pede prisão de empresário ligado ao Careca do INSS
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
