Pesquisa mostra Coruripe em 1º lugar na produção de cana em AL e Marx Beltrão destaca avanço do município
A pesquisa mostrou que o município alagoano de Coruripe teve em 2019 uma produção de 2,83 milhões de toneladas

O deputado federal Marx Beltrão (PSD), coordenador da bancada alagoana no Congresso Nacional, destacou nesta quinta-feira (01) os números positivos conquistados pela indústria sucroalcooleira alagoana e coruripense. Os dados foram revelados pelo estudo denominado Produção Agrícola Municipal (PAM), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A pesquisa mostrou que o município alagoano de Coruripe teve em 2019 uma produção de 2,83 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, tornando-se o 47º maior produtor do país. São Miguel dos Campos (160º), São Luís do Quitunde (228º), São José da Laje (261º) e Penedo (273º) completam o “Top 5” do estado no quesito produção de cana.
“Estes números são muito importantes e indicam o quanto a indústria sucroalcooleira tem a contribuir com nosso estado, gerando empregos e renda para nossa gente. Após anos em queda, a produção começa a se recuperar, o que é muito positivo. Recentemente participei de uma missão de Ação de Graças pela moagem da Usina Coruripe, e acredito que nossa produção de cana pode crescer ainda mais, gerando mais divisas para Coruripe e para Alagoas”, afirmou Marx Beltrão.
“Por outro lado, os dados do IBGE quando analisados por completo mostram que Coruripe é um município que vem avançando e se destacando na oferta de boas condições para um bom desempenho do setor do açúcar e do álcool. Isto porque o município oferta estradas em boas condições para escoamento da produção, incentivos do poder público e infraestrutura apta à atuação desta indústria tão importante. Coruripe mais uma vez dá exemplo em Alagoas”, ressaltou o parlamentar.
A mesma pesquisa do IBGE revelou que em 2019 o estado de Alagoas teve a maior safra de cana-de-açúcar dos últimos quatro anos. No total, foram 18,702 milhões de toneladas produzidos no estado, significando um aumento de 11,7% quando comparado com o ano anterior. A quantidade produzida mantém Alagoas como o sétimo maior produtor de cana-de-açúcar no país e o primeiro na região Nordeste.
São Paulo (425,6 milhões de toneladas), Goiás (75,3 milhões), Minas Gerais (72,9 milhões), Mato Grosso do Sul (52,2 milhões), Paraná (41,6 milhões) e Mato Grosso (23,3 milhões) ficaram à frente de Alagoas. O resultado alagoano em 2019 contrasta com o observado nos anos anteriores. Após a safra de 20,7 milhões de toneladas em 2015, Alagoas registrou três quedas consecutivas, com uma produção de 18,701 milhões em 2016, 17,5 milhões em 2017 e 16,7 milhões em 2018.
Veja também
Últimas notícias

Bolão feito em Arapiraca ganha mais de R$ 86 mil na Mega-Sena

Saúde reforça serviço de Disque Denúncia para informar sobre animais peçonhentos

‘Adolescência’ reforça importância do PL de Daniel Barbosa sobre violência de gênero nas escolas

Adolescente de 17 anos fica ferida após cair de caminhão em União dos Palmares

Aviação pública de Alagoas garante transporte seguro para criança com Tetralogia de Fallot

Homem é encontrado morto com marcas de tiros e mãos amarradas em Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
