Pesquisa mostra Coruripe em 1º lugar na produção de cana em AL e Marx Beltrão destaca avanço do município
A pesquisa mostrou que o município alagoano de Coruripe teve em 2019 uma produção de 2,83 milhões de toneladas
O deputado federal Marx Beltrão (PSD), coordenador da bancada alagoana no Congresso Nacional, destacou nesta quinta-feira (01) os números positivos conquistados pela indústria sucroalcooleira alagoana e coruripense. Os dados foram revelados pelo estudo denominado Produção Agrícola Municipal (PAM), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A pesquisa mostrou que o município alagoano de Coruripe teve em 2019 uma produção de 2,83 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, tornando-se o 47º maior produtor do país. São Miguel dos Campos (160º), São Luís do Quitunde (228º), São José da Laje (261º) e Penedo (273º) completam o “Top 5” do estado no quesito produção de cana.
“Estes números são muito importantes e indicam o quanto a indústria sucroalcooleira tem a contribuir com nosso estado, gerando empregos e renda para nossa gente. Após anos em queda, a produção começa a se recuperar, o que é muito positivo. Recentemente participei de uma missão de Ação de Graças pela moagem da Usina Coruripe, e acredito que nossa produção de cana pode crescer ainda mais, gerando mais divisas para Coruripe e para Alagoas”, afirmou Marx Beltrão.
“Por outro lado, os dados do IBGE quando analisados por completo mostram que Coruripe é um município que vem avançando e se destacando na oferta de boas condições para um bom desempenho do setor do açúcar e do álcool. Isto porque o município oferta estradas em boas condições para escoamento da produção, incentivos do poder público e infraestrutura apta à atuação desta indústria tão importante. Coruripe mais uma vez dá exemplo em Alagoas”, ressaltou o parlamentar.
A mesma pesquisa do IBGE revelou que em 2019 o estado de Alagoas teve a maior safra de cana-de-açúcar dos últimos quatro anos. No total, foram 18,702 milhões de toneladas produzidos no estado, significando um aumento de 11,7% quando comparado com o ano anterior. A quantidade produzida mantém Alagoas como o sétimo maior produtor de cana-de-açúcar no país e o primeiro na região Nordeste.
São Paulo (425,6 milhões de toneladas), Goiás (75,3 milhões), Minas Gerais (72,9 milhões), Mato Grosso do Sul (52,2 milhões), Paraná (41,6 milhões) e Mato Grosso (23,3 milhões) ficaram à frente de Alagoas. O resultado alagoano em 2019 contrasta com o observado nos anos anteriores. Após a safra de 20,7 milhões de toneladas em 2015, Alagoas registrou três quedas consecutivas, com uma produção de 18,701 milhões em 2016, 17,5 milhões em 2017 e 16,7 milhões em 2018.
Veja também
Últimas notícias
MPAL recebe delegadas de Proteção à Criança e ao Adolescente e apoia reestruturação de delegacia
Atalaia se prepara para uma noite de encanto, luz e emoção no dia 30 de novembro
Motta pressiona, mas PT e PL veem ser necessário adiar o PL Antifacção
Ação + Centro Novo leva dezenas de serviços gratuitos e atendimentos itinerantes à Praça Bom Conselho nesta terça (18)
Estudante de 17 anos morre após passar mal durante atividade física em escola de Palmeira dos Índios
Hackathon para mulheres abre inscrições para soluções de impacto em AL
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
