Música

Banda britânica McFly aborda saúde mental em novo hit: 'Enfrentamos isso'

A canção segue na contramão da maior parte dos assuntos que o grupo costuma abordar, como amor e romance

Por R7 Música 01/10/2020 20h08 - Atualizado em 01/10/2020 20h08
Banda britânica McFly aborda saúde mental em novo hit: 'Enfrentamos isso'
Banda britânica McFly - Foto: Reprodução / Jovem Pan

McFly voltou com tudo depois de um hiato de 10 anos e lançou a música Tonight Is The Night nesta quinta-feira (1º). O guitarrista e vocalista Danny Jones e o baterista Harry Judd conversaram com o R7 e deram mais detalhes dos bastidores da faixa e do próximo álbum, Young Dumb Thrills, que será lançado no dia 13 de novembro.

A canção segue na contramão da maior parte dos assuntos que o grupo costuma abordar, como amor e romance, por tratar de saúde mental. Uma das razões para a nova criação também se deu porque membros do McFly já passaram por episódios do tipo.

"É um assunto difícil", disse Danny. "Em Tonight Is The Night, a gente tem esse refrão e acho que Tom [Fletcher, vocalista e guitarrista do McFly] foi quem se aprofundou mais na música, porque quando você é uma banda, é muito melhor quando a canção fala sobre a história de uma pessoa só e a letra vem das perspectivas de quem está escrevendo. O Tom desenvolveu a Tonight Is The Night muito bem. Foi algo muito pessoal para ele e a gente o apoiou. Também acabamos percebendo que nós já tínhamos passado por isso", completou.

Já Harry pontuou outras questões sobre o desenvolvimento da canção e destacou a importância de uma mensagem por trás da faixa: "A letra foi escrita e a canção ganhou vida, sabe? A gente percebeu que a música era muito boa e que tinha um significado muito especial depois disso. Foi aliviante. Acho que o Tom fica muito confortável escrevendo letras mais pessoais assim, sabe? Porque, no passado, como o Danny disse, houve problemas relacionados à saúde mental, mas nunca falamos especificamente sobre eles".

O clipe de Tonight Is The Night, inclusive, ficará disponível no YouTube a partir da próxima terça-feira (6).

Produção do álbum 'Young Dumb Thrills'

Sobre o processo de produção do novo trabalho, o baterista da banda disse que é animador entrar no estúdio e acompanhar a criação de uma música desde o começo. Contudo, ainda afirmou que eles precisaram enfrentar frustrações e desafios para a conclusão de Young Dumb Thrills.

"A maioria das pessoas só escuta a versão final [das músicas], mas é bem legal acompanhar tudo", disse Harry. "Também é bem frustrante, porque existem desafios, às vezes você duvida das coisas, porque existe um milhão de formas diferentes que uma música pode soar. Então, a gente mudou um pouco, né? Pra mim, pelo menos, ver os caras escrevendo é bem parecido com a forma que eles compunham no começo."

A banda, que começou a carreira no início dos anos 2000, também refletiu sobre as mudanças sonoras que tiveram no novo trabalho.

"Sim, houve todas essas mudanças na tecnologia, então eu acho que nossa abordagem deve ter mudado. Mas a gente ainda escreve a mesma coisa de sempre! (risos)", falou Danny.

O grupo lançou três músicas novas desde setembro. A primeira foi Happiness, a segunda foi Growing Up, em parceria com Mark Hoppus (ex-Blink 182) e a terceira foi Tonight Is The Night com sonoridades muito distintas entre si.

Para os integrantes da McFly, a diferença das melodias reflete na variedade de estilo da obra que será divulgada em novembro: "Acho que é a pegada do álbum novo, porque ele é muito diferente. Essas três últimas músicas identificam isso. É bem variado. Happiness é uma música feliz, tem uma vibe feliz, e a gente queria lançar algo assim, principalmente, pela situação no mundo (devido à pandemia da covid-19). Growing Up é uma faixa do álbum e a gente queria dar um gostinho de como será a obra, Dougie [Poynter, baixista] escreveu o refrão para a música e também foi uma colaboração divertida com o Mark Hoppus [da banda Blink 182]. E Tonight Is The Night é tudo o que a gente comentou. Mostra muito a variedade do próximo álbum", disse Harry.

O grupo, que ainda não pôde fazer nenhum show em 2020, mal pode esperar para voltar ao Brasil e se apresentar assim que as coisas normalizarem. Eles estavam com eventos marcados em São Paulo, Minas Gerais, no Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande Sul no começo deste ano, mas tiveram de adiar as datas devido à pandemia da covid-19.

"É frustrante não poder tocar ao vivo para uma plateia", lamentou Danny. "A gente vai voltar logo; ainda não fizemos nenhum show esse ano", garantiu.

Escute Tonight Is The Night