SMS intensifica exames para rastreamento do câncer de mama
Não há filas para a realização de mamografias na Capital

A saúde da mulher merece atenção durante o ano inteiro, mas em outubro os olhares se voltam ainda mais para a conscientização e cuidados com o câncer de mama. Na capital alagoana, a Prefeitura reforça, com as ações do Maceió Rosa, a importância de prevenção da doença. Entre as medidas que garantem uma detecção precoce estão os exames de rastreamento, como a mamografia.
Mesmo mulheres que não apresentam sinais da doença, mas que têm entre 50 e 69 anos, devem realizar o exame anualmente. As integrantes da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde só precisam ir a uma unidade de saúde mais próxima e solicitar o encaminhamento. Em seguida, devem se direcionar a um dos prestadores contratualizados com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). No caso de mulheres com histórico de familiares próximos com câncer de mama, o acompanhamento anual deve iniciar a partir dos 40 anos.
Entre os contratualizados para a realização das mamografias estão a Nova Imagem, Hospital Universitário, Hospital Ortopédico, Santa Casa de Misericórdia de Maceió e o PAM Salgadinho.
Já no caso das mulheres que estão fora da faixa etária preconizada, também é importante estar sempre atenta à saúde e aparência das mamas. “‘A rotina de rastreamento preconizada para as mulheres fora da faixa etária é a realização anual do Exame Clínico das Mamas (ECM) e, nos casos alterados, a complementação com o exame mamográfico”, explica a enfermeira da Gerência de Atenção à Saúde da Mulher da SMS, Sayonara Ferreira.
Em Maceió não há fila para a realização das mamografias, que são agendadas no mesmo dia em que a usuária realiza a solicitação. A expectativa é que sejam feitas 31.654 mamografias no ano, o que corresponde a 2.638 exames mensais. No entanto, por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, até agosto deste ano apenas 8.387 usuárias fizeram o agendamento e realizaram suas mamografias.
Detecção precoce é a melhor forma de prevenção
Um diagnóstico realizado ainda nos primeiros sinais da doença aumenta as chances de cura da paciente. E para que haja uma detecção precoce é necessário que as mulheres conheçam seu corpo e fiquem atentas às possíveis anormalidades das mamas.
A mastologista Lenise Omena Gama, que atua no PAM Salgadinho, destaca a importância de um diagnóstico precoce para um tratamento eficaz. “A mulher deve estar atenta a qualquer anormalidade, como a saída de secreção sem apertar, nódulos e presença de alguma retração (afundamento) na mama ou no bico do seio e protuberância”, explica.
A enfermeira Sayonara Ferreira, detalha algumas medidas que são importantes para a prevenção do câncer. “A prática de exercícios físicos, alimentar-se de forma saudável, manter o peso corporal adequado, evitar o consumo de bebidas alcoólicas, amamentar, evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal ajudam na prevenção”, exemplifica.
Veja também
Últimas notícias

SMTT intensifica fiscalização no canteiro central da Rua Engenheiro Camilo Collier, em Arapiraca

Inscrições abertas oficina de construção de foguetes em Arapiraca

Após ser absolvido, Daniel Alves recupera passaportes e já pode voltar ao Brasil

Mulher que matou filhos com ‘chumbinho’ tentou intoxicar marido

Governo de Alagoas marca presença no Infra Nordeste GRI 2025 com debate sobre saneamento

Turista dos EUA é preso por tentar se aproximar de tribo isolada em ilha
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
