TRE recebe mais de 80 denúncias de propaganda eleitoral irregular em uma semana
Até o meio dia desta segunda-feira (05) o Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) recebeu 88 denúncias de propaganda eleitoral irregular praticadas por candidatos ou partidos políticos, através do aplicativo Pardal. A ferramenta é disponibilizada pela Justiça Eleitoral para que o eleitor possa denunciar através de fotos, vídeos ou áudios indícios de crimes eleitorais.
A maior quantidade de denúncias foi registrada em Maceió: 29. Grande parte do material recebido tem sido referente ao descumprimento das medidas sanitárias de prevenção ao novo coronavírus.
Tanto na Capital como no interior, a aglomeração de pessoas tem sido constante em eventos eleitorais, patrocinados por candidatos ou coligações. A assessoria do TRE chama atenção para o descumprimento do Decreto Estadual que determina o distanciamento social e destaca que o juiz eleitoral de cada município é responsável pelo disciplinamento dos movimentos de campanha nas ruas e na internet.
Ainda de acordo com o TRE, as denúncias recebidas já estão sendo investigadas e as primeiras representações deverão ocorrer nos próximos dias.